IDOLATRIA MODERNA


Ficamos admirados com os povos antigos, e como eles eram tão idólatras. Contudo, no nosso mundo civilizado não é diferente. É até maior a idolatria praticada. O homem atual acrescentou vários outros ídolos no seu viver. Quais são, portanto, os atuais ídolos modernos? Destaquemos apenas alguns:
A ciência. Nela, acredita-se, está a entrada para o conhecimento da verdade. E na ciência se busca a resolução para todos os problemas da vida. O governo também é outro ídolo. É ele o agente de segurança aos cidadãos de uma nação. Dele se espera justiça, verdade. Há ainda a idolatria do guru, do ator de TV, da atriz de novela,do ator de cinema, do cantor, etc.
Até no meio evangélico podemos observar uma vasta idolatria. É verdade. Sem perceber (eu imagino), as nossas igrejas estão cheias de ídolos. Não exatamente os mesmos de outras religiões, a exemplo do catolicismo.
Podemos destacar o dinheiro, com o qual convivemos diariamente. Paulo escreveu que “a avareza é idolatria” – Cl. 3.5.
O amor ao dinheiro é uma idolatria. O dinheiro é considerado a melhor garantia de vida, de um futuro confiante. Quantos cristãos não são avarentos! Que o Senhor tenha deles misericórdia e abra-lhes os olhos.
Podemos destacar ainda, no meio evangélico como idolatria, os ídolos da música, da profecia, da pregação.
Nenhum ídolo é mau em si mesmo, como também não eram os bezerros ou as águias de antigamente. O que os transforma em ídolos é tão-somente a nossa atitude idólatra para com eles. Isto tudo ficará sob a condenação do Altíssimo: toda idolatria, pois o homem só caiu na idolatria por se recusar a render glória, graças e honra ao Deus Todo-Poderoso. O homem rejeitou a Deus, afastando-se cada vez mais Dele.
Mas quando o homem reconhece Deus, nos seus caminhos, nada pode deter o a verdadeira adoração que se origina no mais íntimo de seu interior.
Ralph M. Riggs dá a definição de adoração como sendo “a vibração da alma e o sentir das mais profundas emoções para com Deus, que está no alto e entre nós”. Prossegue ele: “a adoração é algo pessoal, real, cheio de calor. É esquecer-se de tudo em redor, e só depender de Deus. É antes, a certeza da presença de Deus e a reação favorável desse fato que procede do coração, como expressão mais íntima da alma”.
Na verdade, a nossa ocupação em louvar a Deus pelo que Ele é em natureza e pelas qualidades que lhe são conferidas é que vão determinar a dimensão do nosso culto. Para adorar, não necessitamos simplesmente fazer uso de técnicas, ainda que seja muito útil, basta um coração disposto a amar a Deus. A adoração é, portanto, um ato no qual permitimos que o nosso amor se eleve em direção ao nosso querido e Eterno Deus.
Sem adoração, a vida pode ser qualquer outra coisa, menos uma vida cristã, pois, vida cristã, indispensavelmente, deve conter adoração a Deus.
Na Bíblia há várias etapas de desenvolvimento na adoração a Deus. Primeiro os patriarcas adoravam construindo altares e oferecendo sacrifícios; em seguida veio a adoração no Tabernáculo e no Templo envolvendo um sistema completo de sacrifícios; depois, a adoração nas sinagogas, que começou durante o cativeiro; e a adoração cristã, da qual fazem parte: oração, louvor, ofertas, leitura da palavra e pregação.
Compartilhar Google Plus

Autor MOISÉS DUARTE

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 Comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO, E E-MAIL, QUE SEMPRE QUE POSSÍVEL EU RETORNAREI A SUA MENSAGEM. QUE DEUS TE ABENÇOE

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial