As confissões de Davi


2º Sm. 11.1-12,31; Sl. 32.1-11; 51.1-19.

         O pecado não escolhe pessoas. Rm. 3.23. Saul pecou muito, Davi, seu sucessor, também não ficou imune. Ambos experimentaram as conseqüências da vontade própria e da sensualidade.

         O pecado não respeita nossas realizações. O pecado mancha a boa fama, o caráter.

         Os antecedentes do pecado de Davi. Antes de seu pecado com Bate-Seba, Davi ocupou-se durante quase vinte anos com assuntos militares. Quando Saul morreu Israel encontrava-se numa posição perigosa política e militar. Em sete anos Davi conseguiu unir Israel.

a.     Magnificência na batalha. Davi foi um grande comandante-chefe. Deixou gravada na história sua coragem pessoal com a ousada vitória sobre o gigante Golias. Também foi um brilhante tático militar. Subjugou os filisteus 2º Sm. 8.1; 1º Cr. 18.1. Tomou Moabe e impôs altos tributos ao seu povo 2º Sm. 8.2. Conquistou os amonitas, venceu os sírios. Quando chegou ao final de seu reinado Davi tinha um exército com cerca de um milhão e duzentos e cinqüenta mil homens valorosos, e Israel tinha mais ou menos seis milhões de habitantes.

b.    Multiplicação de esposas. A queda não foi de repente na vida de Davi. Grandes pecados são sempre antecedidos pelos chamados “pecadinhos”. A multiplicação de esposas foi um deles Dt. 17.17. Antes de Bate-Seba lhe virar a cabeça, as muitas mulheres lhe viraram o coração. Elas não foram as culpadas, e sim, ele.

c.     Conforto. 2º Sm. 11.1. Davi tinha cinco mil toneladas de ouro! Além de ouro tinha prata, bronze e ferro. Com cinqüenta anos Davi podia desfrutar do conforto, laser e luxo que constituem um solo fértil para a sensualidade. Ele nada fazia quando na verdade deveria estar na batalha. “satanás tenta outros homens, mas o homem ocioso tenta a satanás”.

         Transgredindo as leis de Deus. O pecado de Davi foi no mínimo quádruplo: cobiça, adultério, homicídio e mentira. Uma mistura de egoísmo, arrogância e injustiça. Começou transgredindo o 10º, o 7º, o 6º e o 9º.

         O coração de Davi quebrantado. Por quase um ano ele nada disse. Entretanto, três coisas não poderiam ficar sufocadas pra sempre. 1º a consciência de Davi Sl. 32.3. 2º o filho de Bate-Seba. 3º os contatos de Davi (fofocas). Joabe sabia o porquê da morte de Urias. Eliá era pai de Bate-Seba 2º Sm. 11.3. Aitofel era avô de Bate-Seba.

a.     O discurso de Natã. Quando as pressões acima silenciaram, Deus envia Natã 2º Sm.12. Ele apontou o pecador e predisse as conseqüências: o menino morreria. Davi quebrado pela fiel pregação do profeta.

b.    A morte da criança 2º Sm. 12.15,18. O pecado tornou-se público. O salário do pecado é a morte.

c.     A devoção de Davi. Davi devota seu coração a Deus Sl. 51.4. Davi se devotava à santidade de Deus Sl. 29.2. Essa santidade fora manchada. E Davi chorou.

As bênçãos das confissões de Davi. Que Bíblia estranha seria sem os salmos 32 e 51?

a.     Constituem um padrão para nós. Precisamos aprender a orar como Davi! Sl. 32.5. Temos que nos arrepender porque ofendemos a Deus.

b.    Constituem um estímulo para nós. Temos que manter nossas contas com Deus em dia sempre.

c.     Constituem um principio para nós. Revela-nos que Deus realmente perdoa todo e qualquer pecado, se de coração, nos quebrantarmos perante a Sua graça.
Compartilhar Google Plus

Autor MOISÉS DUARTE

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 Comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO, E E-MAIL, QUE SEMPRE QUE POSSÍVEL EU RETORNAREI A SUA MENSAGEM. QUE DEUS TE ABENÇOE

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial