O QUE É ADORAÇÃO PARTE 1


Literalmente, o termo adoração nos dá a idéia, muita das vezes, de alguém que se prostra, que se dobra, que se humilha reverentemente ajoelhado, ou ainda, de alguém que assume a posição de servo. Na verdade, existe uma palavra no hebraico (histahawah) que verdadeiramente tem o significado de “curvar-se em humilde reverência e prostração”. No antigo testamento, o grego usa a palavra “proskyneo” e literalmente, o sentido é o de prostrar-se humildemente diante de alguém superior, ou render homenagem. O ato de adorar a Deus deve ser precedido pela obediência aos Seus mandamentos. Porém, equivocadamente, boa parte dos cristãos entende que reverenciar a Deus refere-se apenas, e meramente à postura física do corpo. Mais do que prostrar-se, ou colocar o rosto em terra, a autêntica adoração tem a ver com a atitude do nosso coração: “a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus” - Sl. 51.17b.
      A palavra “adorar” vem do latim “adorare”, significando render culto, reverenciar, venerar, amar extremosamente. “A adoração consiste nos atos e atitudes que reverenciam e honram a Majestade do grande Deus do céu e da terra” (Bíblia de estudo pentecostal). Numa linguagem mais simples, e acessível a todos nós, a adoração pode ser definida como sendo um ato de render culto ou de tributar louvores ao Deus Altíssimo e Soberano. Entretanto, a adoração possui uma esfera de definição muito mais ampla e abrangente.
      Adoração é muito mais que um simples e mero ritual. É um modo de vida. Portanto, adorar a Deus, significa esvaziar-se de si mesmo; desprender-se de tudo que possui; desprender-se das circunstâncias ao seu redor. É entregar-se por completo ao Senhor. Através da adoração, o crente demonstra aceitar incondicionalmente, não importando as circunstâncias, a soberania divina sobre a sua vida. Isto significa submeter-se, de maneira absoluta e sem limites, ao plano que Deus nos traçou, quer resulte este plano em bonança, quer resulte na nossa própria morte, ou de outrem.  - Dn. 3.17,18.
      O maior alvo do adorador é o Senhor Deus. E a melhor forma de concretizar este ideal é por meio da adoração. A bíblia afirma que o ser humano foi criado para adorar o Senhor - Is. 43.7; sua natureza o convida incessantemente a tributar honra a um ser supremo. Com isso, ou o homem se ocupará em adorar a Deus pelo que Ele é e faz por Sí só, bem como pelas Suas qualidades eternas, ou então irá dirigir sua adoração para outro ser qualquer, a fim de suprir a sua necessidade em adorar.
Compartilhar Google Plus

Autor MOISÉS DUARTE

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 Comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO, E E-MAIL, QUE SEMPRE QUE POSSÍVEL EU RETORNAREI A SUA MENSAGEM. QUE DEUS TE ABENÇOE

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial