OS DONS DO ESPÍRITO parte 5


O DOM DE LÍNGUAS
      O falar em línguas como um dom é algo idêntico ao falar em outras línguas, na experiência inicial do batismo com o Espírito Santo sendo diferente, portanto, quanto no seu propósito e operação.
      Este dom é dado como mensagem à congregação. Um dos propósitos do dom de línguas é a confirmação da palavra ensinada/pregada. Neste caso, torna-se indispensável a interpretação das línguas, para que toda a igreja venha a ser edificada, pois é este o propósito dos dons.
      Algumas pessoas se fundamentam em 1Co. 13.8, para afirmar que as línguas deixarão de existir. O texto em apreço é carente de melhor interpretação por parte de tais pessoas. Tais pessoas não têm outro propósito senão o de negar o batismo no Espírito Santo e suas visíveis manifestações.
      Não há referencia bíblica que autorize quem quer que seja a afirmar a cessação de qualquer dos dons antes da vinda de Cristo, tampouco 1 Coríntios 13.8. Os versículos que se seguem esclarecem: “...em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos. Quando porém, vier o que é perfeito, então, o que é em parte será aniquilado”.
      Segundo Donald Gee este dom “é o poder de expressão vocal em línguas desconhecidas ao que fala capaz de ser interpretado, de modo que tais expressões tornam-se desta forma, inteligíveis a toda a congregação”.

INTERPRETAÇÃO DAS LÍNGUAS
      É algo semelhante à interpretação de uma língua estrangeira por um hábil interprete que explica o sentido numa língua que nós conhecemos. Contudo, a interpretação é dada não mediante a atenção prestada às palavras do que fala em línguas e, sim, por meio do Espírito Santo, que dá a interpretação, mediante o dom.
      Na interpretação, as palavras são dadas por meio de revelação divina de acordo com Sua infinita sabedoria.
      Quando este dom opera em consonância com o dom de línguas, os dois juntos são equivalentes ao dom de profecia. Neste particular não há necessidade de interprete oficial na igreja. A manifestação do dom pode vir como uma mensagem a descrentes, uma mensagem de edificação ou exortação para a igreja. Sem esta complementação, a mensagem em línguas não trará proveito à congregação. “Pelo que, o que fala em outra língua ore para que a possa interpretar” 1Co. 14.13.
Compartilhar Google Plus

Autor MOISÉS DUARTE

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 Comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO, E E-MAIL, QUE SEMPRE QUE POSSÍVEL EU RETORNAREI A SUA MENSAGEM. QUE DEUS TE ABENÇOE

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial