OS ASPECTOS DO PECADO


   Para que possamos ter uma melhor compreensão acerca do pecado, se faz necessário conhecermos os seus aspectos.
   Pecado como um ato. É um transgredir, ou ir contrario as leis de deus, como foi bem definido por João. “... de fato o pecado é a transgressão da Lei” 1Jo.3.4.
   Pecado como um estado. Um estudo cuidadoso das Escrituras faz-nos ver que o homem não só é pecaminoso na conduta (nos atos), mas que ele existe num estado pecaminoso. “Sabemos que a Lei é espiritual; eu, contudo, não o sou, pois fui vendido como escravo ao pecado. Neste caso não sou mais eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim”. Rm.7.14,17. Veja ainda Hb.3.12; Tg.4.17.; Rm.7.8,11,13,20.
   Pecado em essência. O egoísmo é sempre a raiz do pecado, e pode tomar diferentes e distintas formas como a avareza, o orgulho, a vaidade, a ambição, sensualidade e ciúme. Confira 2Tm.3.2-5; Is.14.12-15. Deus quer que todos os pecadores cheguem ao arrependimento. 2Pe.3.9. Entretanto, eles recusam-se porque preferem seus próprios caminhos.
   Pecado como um princípio. É uma rebelião contra Deus, assim como fez satanás desde o principio. Is.14.12-15. O pecado é recusar fazer a vontade de Deus, mesmo Ele tendo todo o direito de exigir obediência de todos nós.
   O pecado atinge a universalidade humana. Como disse o apostolo Paulo, TODOS PECARAM. O pecado não respeita raça, cor ou status social. Ele também não faz “acepção de pessoas”. Ele é cruel e traiçoeiro.
   “Que concluiremos então? Estamos em posição de vantagem? Não! Já demonstramos que tanto judeus quanto gentios estão debaixo do pecado. Como está escrito: ‘Não há nenhum justo, nem um sequer’”. Rm.3.9,10.
   Mas graças a Deus que nos proporcionou uma porta de escape: “Mas agora se manifestou uma justiça que provem de Deus, independente da Lei da qual testemunham a Lei e os Profetas, justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que creem. Não há distinção”. Rm.3.21,22.
   Aonde abundou o pecado; superabundou a GRAÇA! Aleluia!
Compartilhar Google Plus

Autor MOISÉS DUARTE

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 Comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO, E E-MAIL, QUE SEMPRE QUE POSSÍVEL EU RETORNAREI A SUA MENSAGEM. QUE DEUS TE ABENÇOE

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial