ESCONDIDO EM UMA CAVERNA


   Elias experimentou a intensidade da fadiga e do desalento depois de suas duas grandiosas vitórias espirituais: a derrota dos profetas do Baal e a resposta a sua oração por chuva. Freqüentemente, depois de grandes vitórias espirituais, chega o desalento, especialmente aquelas que requerem esforço físico ou que produzem uma grande emoção. Para tirar o profeta da depressão, Deus permitiu primeiro que Elias comesse e descansasse. As batalhas do profeta Elias não se terminaram, ainda havia trabalho a realizar.
   Quando Elias fugiu ao monte Horebe, estava retornando ao lugar sagrado onde Deus deu a Moisés suas leis para a humanidade. Obviamente, Deus deu a Elias uma força especial para viajar esta grande distancia (quase 320 km) sem comida adicional.  
   Deus faz a Elias a seguinte pergunta: “Que fazes aqui Elias?”. Então, Elias apresenta a Deus cinco justificativas para estar escondido em uma caverna.
   O primeiro motivo era o fato dos filhos de Israel terem abandonado a aliança com Deus. Se for pra estar em um lugar onde a aliança com Deus já não é mantida, então seria melhor abandonar tal lugar. Este era o ponto de vista de Elias. Os israelitas já não buscavam mais ao Senhor, já haviam perdido a comunhão com Deus, e não ligavam mais para as pregações do profeta.
  Em segundo lugar, Elias fala que haviam derrubado os altares do Senhor. Altar fala de oração e de adoração. Não queriam mais permitir que o profeta orasse. Se não tinha altar de pé, então não tinha como oferecer sacrifícios ao Senhor para adorá-lo. Sem adoração, o profeta preferiu pular fora.
   Terceiro motivo para tal fuga é que Jezabel estava matando todos os profetas do Senhor Deus. Jezabel estava furiosa pela morte de seus profetas porque lhe haviam dito tudo o que ela queria escutar, profetizando seu futuro de poder e glória. O trabalho deles era bajular ao rei e à rainha, e ajudar a perpetuar seu reino. Jezabel também estava zangada porque a gente que a apoiava tinha sido eliminada, e seu orgulho e autoridade tinham sido danificados. O dinheiro que tinha investido nestes profetas estava agora perdido.
   Em quarto lugar Elias achava que somente ele havia restado dentre os fiéis a Deus, e desejava preservasse para que Deus não ficasse sem ninguém para adorá-lo. Elias pensou que era a única pessoa que ainda seguia leal a Deus. depois de experimentar uma grande vitória no monte Carmelo, teve que fugir para salvar sua vida. Em sua solidão e desalento, esqueceu-se de que havia outros que permaneceram fiéis a Deus em meio da maldade da nação.
   Em último lugar, Elias era agora jurado de morte pela rainha. Ele não queria morrer pelas mãos de Jezabel. Elias, que causou a morte dos profetas, era um espinho cravado no pé de Jezabel porque sempre estava predizendo escuridão e fatalidade. Devido a não poder controlar suas ações, fez um voto para matá-lo. Enquanto o profeta de Deus esteve aí, ela não pôde levar a cabo todo o mal que queria.
   Quando se vir tentado a sentir que é o único que permanece fiel a Deus em uma tarefa, não se detenha para sentir lástima por você mesmo. A autocompaixão diluirá tudo quanto de bom está fazendo. Esteja seguro que, embora não saiba quem são, há outros que estão obedecendo fielmente a Deus e levando a cabo seus deveres.
   NÃO BUSQUE SE ESCONDER EM UMA CAVERNA, EM QUAISQUER QUE SEJAM AS CIRCUNSTÂNCIAS. Saiba que o Senhor sustenta os que são Seus. Saia da caverna e “Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; e, chegando lá, unge...”. Deus tem serviço para que você realize, então, não tente se esconder buscando justificativas para isto.

                                                                                              M.D.
Compartilhar Google Plus

Autor MOISÉS DUARTE

    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 Comentários:

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO, E E-MAIL, QUE SEMPRE QUE POSSÍVEL EU RETORNAREI A SUA MENSAGEM. QUE DEUS TE ABENÇOE

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial