A FAMILIA E A IGREJA

" Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor"   Sl 122.1

     Amados leitores deste artigo, bem sabemos que a família é a célula-mãe da sociedade. Quando a família não vai bem, a sociedade também não pode ir bem. Nesta presente lição, estaremos estudando acerca da relação família-igreja, como uma pode contribuir com a outra. De uma maneira precária, é possível que exista família sem igreja, entretanto a igreja jamais poderá existir sem a família. Biblicamente, aqui na terra, a família é chamada de "família de Deus" Ef 2.19. E como bem colocou o comentarista da lição, "num mundo de intensas mudanças e incertezas a igreja é a única instituição em que o cristão e sua família podem contar". Uma igreja não pode jamais ser forte, se esta é constituída por famílias fracassadas.
     Sem a família a igreja não funciona, pois a saúde da igreja está intimamente associada à saúde da família. Igrejas que crescem e avançam são igrejas formadas por famílias bem-estruturadas. Satanás entende que atacar à família individualmente, é mais fácil que atacar à igreja no coletivo. por isto, amado leitor, tomemos muito cuidado com as investidas de satanás contra as nossas famílias. Deus deu inicio a raça humana mediante a formação de uma família: Adão e Eva. Fundou a nação escolhida a partir de uma família: Abraão e Sara. Nos concedeu o Salvador por intermédio de uma família: José e Maria.
     "Lar" provém do latim "lare" que significa parte da cozinha onde se acendia fogo para cozinhar e aquecer o ambiente, e daí surge a palavra "lareira". Assim o lar deve ser "aquecido" pelo Espirito Santo, como também pelo "calor humano", hoje tão esquecido e que na sua ausência ameaça a tantas famílias.Cada lar deve ser uma extensão da igreja de Cristo, é uma igreja em miniatura. Mt 18.20.
     Servir a Deus na igreja juntamente com toda a família é um privilégio. A igreja na sua expressão visível e local nasceu em um lar como podemos ver em Atos 1.13; 2.2. Era comum nos primeiros séculos da era cristã, as famílias se reunirem nas casas particulares para cultuar ao Senhor. At 2.46; 1Co 16.19; Cl 4.15; Fm v.2. No Novo Testamento a família era quase sinônimo de igreja, pois havia uma perfeita integração entre ambas. Ambas se achavam engajadas na expansão do Reino de Deus. E assim  crescia diariamente. Se a igreja local é procedente do lar, logo, o que ocorre na família reflete na igreja. Numa casa, onde há desunião, além de não ter a bênção do Senhor, a igreja também é afetada pela desunião. Quando a família se alegria em ir à Casa do Senhor para adorar, o culto torna-se mais produtivo, pois, todos estão em união. Tenhamos a certeza de que a família é um elemento básico da boa funcionalidade da igreja do Senhor.
     A família deve cooperar com a igreja para que esta tenha sucesso. A família coopera com a igreja através do seu bom testemunho perante o mundo, diante da sociedade em que vive, pois, para a sociedade a igreja é um retrato da família cristã. A família também pode cooperar com a igreja apoiando e participando dos projetos e trabalhos da igreja, e também através do jejum e da oração. A família também coopera com a igreja frequentando a escola dominical, que é a principal agência de ensino e fundamental para toda a família e para o seu bem-estar espiritual. A família coopera com a igreja com os seus dízimos e ofertas voluntárias, como expressão de adoração. A igreja depende muito da cooperação das famílias que a compõem.
     Mas como a igreja pode retribuir a cooperação recebida pela família? A igreja deve ter um cuidado todo especial com a família, porque se esta for bem estruturada, a igreja também será como já dissemos. A igreja pode ajudar a família orando e intercedendo pela mesma. Bem sabemos que a família sofre terríveis ataques de satanás, por isto carente de intercessão. A igreja deve aconselhar a família através de seus ministérios. Somente assim, evitaremos muitos conflitos e divórcios dentro dos lares. Visitação às famílias com regularidade faz com que as mesmas sintam-se inseridas no Reino de Deus, bem como no corpo da igreja. E por último, a igreja pode ajudar a família através de reuniões específicas para a família. Com temas específicos, estas reuniões pode ser uma excelente ferramenta para que a família seja instruída acerca de como superar dificuldades e de como solucionar problemas, bem como como criar seus filhos no caminho certo.
     Não podemos separar a igreja da família, nem esta daquela; ambas fazem parte do projeto de Deus para a humanidade. Na igreja, uma família chamada por Deus tem o privilégio de servir ao Senhor juntamente com outras ali reunidas. Vamos nos esforçar, a fim de que o nosso lar seja uma igreja verdadeiramente. E assim, poderemos glorificar a Deus.
    
     "Minha casa será uma casa de bênção,
     Minha casa será um pedaço do céu,
     Nela estão reunidos adoradores
     Que só exaltam ao Deus verdadeiro e fiel
     Minha casa será reconhecida
     Como um lugar de milagre e oração
     Onde Jesus tem prazer de ficar
     Onde o Espirito Santo habita
     Onde há prosperidade , amor e vida
     Faça do meu lar Senhor
     Um lugar de harmonia
     Faça do meu coração, um lugar de harmonia
     Faça do meu coração, Tua casa todo dia
     Esteja à vontade pra ficar, e nunca mais partir
     Pois a casa que um dia Te recebeu
     Nunca mais saberá viver sem Ti"   (Eyshila)
                                                                              M.D.

Compartilhar Google Plus

Autor MOISÉS DUARTE

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 Comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO, E E-MAIL, QUE SEMPRE QUE POSSÍVEL EU RETORNAREI A SUA MENSAGEM. QUE DEUS TE ABENÇOE

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial