A NECESSIDADE E A URGÊNCIA DO CULTO DOMÉSTICO

     “E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa...” Dt 11.19.

    
   Antes de abordar o tema proposto, vale definirmos a significação do termo culto: Adoração, veneração ou homenagem prestada a uma divindade, ou a seres em quaisquer de suas formas. A bíblia exorta-nos a que ensinemos os nossos filhos no caminho em que devem andar desde a mais terna idade. Entretanto, muitos de nós temos preferido terceirizar esta responsabilidade à igreja, à TV ou à internet. Como consequência disto, podemos ver uma geração que vai crescendo desprovida de valores bíblicos e morais, e sem uma perspectiva de futuro espiritual para suas vidas. A negligência por parte de muitas famílias para com o culto doméstico prestado ao Senhor tem sido a causa de muitas delas estarem se esfriando espiritualmente.

     A verdade é que muitas famílias tem prestado um culto doméstico a outros deuses ou seres como a TV, por exemplo. Muitas famílias nas primeiras horas do dia, ou mesmo nas últimas, se reúnem não para adorar a Deus, mas para assistir a uma programação de TV, que para eles é algo sagrado, porém, são programações na maioria das vezes, totalmente imorais. O culto ao Senhor anda praticamente extinto. Isto é lamentável.
     Vemos que na bíblia, desde o principio, os patriarcas se preocuparam em passar aos seus descendentes, a Lei do Senhor. Abraão ensinou a seu filho Isaque, que, por conseguinte instruiu a seus filhos Esaú e Jacó. Moisés instruiu aos israelitas acerca da vontade de Deus e de Seus estatutos. Desta forma os descendentes de todo o Israel não só aprendiam acerca de sua história, como também acerca dos Estatutos divinos, como também adoravam ao Deus Eterno. Infelizmente, este zelo em adorar ao Senhor em família já não é mais visto em muitos lares.
     Não necessariamente este momento de reunião em família, para um momento de adoração deva ser realizado todos os dias. Pode-se escolher um ou mais dias da semana, em um horário pré-determinado, para um momento de adoração a Deus. Conquanto, que haja este momento de devoção. A liturgia também não precisa ser a mesma da igreja, como também o tempo de duração também não. Uma coisa é indispensável: a meditação na Palavra de Deus. “E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado EM TUA CASA, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te” Dt 6.6,7. “... e deitando-te, e levantando-te”. Quantos de nós temos ensinado aos nossos filhos a prática da oração? Ao deitar e ao levantar? Lembro-me que desde pequeno minha mãe não me permitia dormir sem antes fazer minha oração, e posso afirmar com toda a convicção que esta pratica só me trouxe edificação espiritual. Nossos filhos precisam urgentemente aprender a amar a Deus e a se relacionar com Ele.
    
   Muitas das mais variadas desculpas para se não praticar o culto doméstico, é que muitos o acham ultrapassado, ou alegam não ter tempo em um mundo tão corrido e estressado, cheio de cansaço. Entretanto, não há desculpas que justifiquem a não realização desta prática saudável e edificante.
     Um exemplo muito belo da importância do culto doméstico é o exemplo deixado por sua mãe Eunice e sua avó Lóide, na vida de Timóteo. Desde cedo, Timóteo foi instruído nas Sagradas Escrituras, e na adoração a Deus, e com isto tornou-se um obreiro brilhante de Cristo.
     O culto doméstico fortalece os laços familiares, protege a família dos ataques do inimigo, além de trazer santificação e crescimento espiritual a toda a família. Quando ensinamos os preceitos do Senhor aos nossos filhos, bem como a adorar ao Senhor, eles não serão tragados pelo mundo e nem pelas suas concupiscências. Quando a família é firme na Palavra de Deus, a igreja é abençoada e a sociedade como um todo é beneficiada. Todos são abençoados!

                                                                         M.D.
Compartilhar Google Plus

Autor MOISÉS DUARTE

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 Comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO, E E-MAIL, QUE SEMPRE QUE POSSÍVEL EU RETORNAREI A SUA MENSAGEM. QUE DEUS TE ABENÇOE

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial