EBS JUVENIS - CONHECENDO JESUS


  A Bíblia afirma que Jesus é desde o princípio.' 'No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus" (Jo 1.1,2). Assim como Deus é desde a eternidade (SI 90.2), assim também Jesus o é! A Bíblia afirma que Ele é antes de todas as coisas (Cl 1.17). "...Desde os dias da eternidade" (Mq 5.2). Jesus mesmo disse: "...Antes que Abraão existisse eu sou (Jo 8.58b). Em Provérbios 8.22-31, temos uma descrição dos seus caminhos antes das suas obras mais antigas.
   1. Jesus, antes da fundação do mundo, o plano de salvação
Deus, na sua onisciência, previu desde a eternidade, que o homem, a ser criado, haveria de cair em pecado, sujeito à perdição eterna. Ele então, no seu grande amor, preparou o caminho da salvação, por meio do sacrifício de seu próprio Filho Jesus; Jesus participou deste planejamento e desde então estava disposto a dar a sua vida pela humanidade. Por isto a Bíblia se expressa: "...O Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo'' (Ap 13.8b). A vida eterna foi-nos prometida "...antes dos tempos dos séculos" (Tt 1.2) quando Deus nos elegeu para em Jesus sermos santos e irrepreensíveis (Ef 1.4).
   2. Jesus também participou com Deus da criação do mundo.
A Bíblia afirma "...Tudo foi criado por ele e para ele" (Cl 1.16b) e "ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele" (Cl 1.17). Lemos em João 1.3: "Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez".

JESUS É O VERDADEIRO DEUS
    A deidade de Jesus é muito combatida pelos teólogos modernistas. Porém a deidade de Jesus é uma rocha inabalável que permanece eternamente como fundamento de toda a fé. Iremos agora estudar as provas que a Bíblia oferece sobre a deidade de Jesus, porque a Bíblia foi escrita para que todos creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus (Jo 20.31).
Iremos, pois, agora, analisar as seguintes evidências que provam a deidade de Jesus:
  1. São usados nomes divinos sobre Jesus!
a) O Deus Pai, chamou a Jesus, Deus. Do Filho diz: lí...Ó Deus, o teu trono subsiste..." (Hb 1.8). Duas vezes Deus fez ouvir a sua voz do Céu, chamando a Jesus: "...Meu Filho amado..." (Mt3.17; Mc 9.7). Se Deus chama Jesus de seu Filho, aquele que nega que Jesus é Filho de Deus, faz o próprio Deus de mentiroso "...porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu" (1 Jo5.10).
b) O anjo, enviado por Deus para Maria, chamou a Jesus: "Filho de Deus" (Lc 1.35). Ele também disse: "Chamá-lo-ão | Emanuel, que traduzido é Deus conosco" (Mt 1.23). Quando Jesus / nasceu, os anjos cantaram louvores a Cristo Senhor (Lc 2.11).
c) O próprio Jesus se chamou "Deus". Quando Jesus confirmou diante de seus inimigos que Ele era o Filho de Deus, Ele foi condenado à morte (Mc 14.61,62).
Ele chamou Deus de meu Pai (Mt 10.32; Jo 2.16; 10.37; 15.24 etc.), e referiu-se a si mesmo como o Filho Unigênito que está no seio do Pai (Jo 14.9,12). Para a mulher samaritana Ele testificou que era o Messias (Jo 4.25,26) e isto inspirou aquela mulher a levar a notícia para a sua cidade (Jo 4.29). Falando a João, na ilha de Patmos, Jesus se apresentou como o Alfa e o Omega, o Princípio e o Fim, o Primeiro e o Derradeiro (Ap 22.13). Ele se chamou Eu Sou (Jo 8.24,28,38), o mesmo nome com que Deus se apresentou (Êx 3.14).
d) Os apóstolos testificaram que Jesus era Deus.
1. João Batista disse que Jesus era o Filho de Deus (Jo 1.34).
2. Pedro testificou: "...Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo'' (Mt 16.16b). Ele também o chamou o Santo (At 3.14)e"...O nosso Deus e Salvador, Jesus Cristo (2 Pe 1.1 b). Ele disse que Jesus Cristo é o Senhor de todos (At 10.36) (Jesus é na Bíblia chamado Senhor mais de 100 vezes).
3. Paulo disse que Jesus era o próprio Filho de Deus (Rm 8.32) e falou da glória do "...grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo" (Tt 2.13b), e disse que Jesus, segundo a carne é "...Deus Bendito Eternamente" (Rm 9.5b).
4. João escreveu que Jesus era o Verbo eterno (Jo 1.1) o Unigênito do Pai (Jo 1.14) o Verdadeiro Deus (1 Jo 5.20).
5. Tomé chamou a Jesus de "...Senhor meu e Deus meu" (Jo 20.28b).
6. Todos os que em todos os tempos receberam a salvação, têm dado o mesmo testemunho que os novos crentes em Samaria deram:' '...Sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salva¬dor do mundo" (Jo 4.42b).
7. Aqueles que negam a deidade de Cristo são inspirados pelo espírito de Anticristo (1 Jo 2.22,23). Se Jesus fosse, como os modernistas afirmam, um produto da união entre Maria e José ou de Maria com qualquer outro homem, o mundo não teria nenhum Salvador, e Jesus seria um desacreditado, porque afirmou que Ele era o Filho de Deus. Glória a Jesus! Jesus é Deus bendito eternamente (Rm 9.5; Jo 5.23,24; SI 2.12; Fp 2.10), todo o céu o adora (Ap 5.13,14).

Vejamos agora Jesus no exercício destes três ministérios.

I. JESUS - O PROFETA
1. Jesus chamou-se a si mesmo: "Profeta" (Mt 13.57; 23.37; Lc 13.33).
Muitos outros também (Mt 21.11; Mc 6.15; 8.28; Lc 7.16; 24.19; Jo 4.19; 9.17) deram-lhe esta designação.
2. Como profeta, transmitiu ao povo a mensagem de Deus
a) Jesus falou através da sua vinda ao mundo. Deus falou pelo Filho (Hb 1.1), principalmente através do cumprimento exato de todas as profecias concernentes à vinda do Redentor (Lc 4.21).
b) Jesus falou pelo seu grande exemplo, através do qual Ele mostrou de que modo Deus quer que os homens vivam (1 Pe 2.21). Jesus abriu-nos o caminho pelos seus passos (SI 85.13).
c) Jesus transmitiu, pelo seu ministério de profeta, a Doutrina de Deus. Veja por exemplo o sermão da montanha (Mt 5-7). Ele mesmo disse: "...A minha doutrina não é minha, mas é daquele que me enviou" (Jo 7.16b; 9.38; 12.49).
d) Jesus profetizou sobre acontecimentos que ainda estão por vir. Vários capítulos nos evangelhos transcrevem estas preciosas profecias.
3. O exercício do ministério profético de Jesus
Inicia-se principalmente no período que vai do começo do seu ministério público até o Gólgota. Entretanto, agora, no Céu, Ele continua como profeta, porque "...o testemunho de Jesus é o espírito de profecia" (Ap 19.10c). Ele continua falando por meio da sua Igreja, que é o seu corpo (Ef 1.22,23), e através dos dons do Espírito Santo (1 Co 12.7-11), e por meio dos ministérios dados por Ele (Ef 4.11,12) e pela sua Santa Palavra (1 Ts 2.13).

II. JESUS-- O SUMO SACERDOTE
1. O que as profecias predisseram (SI 110.4)
Quando Ele veio, foi identificado como o Sumo Sacerdote prometido (Hb 2.17; 3.1; 4.14,15; 5.6,10; 8.1; 10.21).
2. O que significa a expressão: "Jesus, sumo sacerdote..." (Hb 6-20), conforme profecia em Salmo 110.4. 
a) Quem era Melquisedeque? Ele era um crente cananeu que, como Jó, havia crido no Deus Altíssimo (Jó 1.8). Ele era rei e reinou na cidade de Salérn (Hb 7.1). Deus o havia chamado para exercer o sacerdócio (Hb 7.1). Ele viveu no tempo de Abraão (aprox. 1.900 a.C.)
b) Jesus, Sacerdote conforme a ordem de Melquisedeque, destaca que o seu sacerdócio era, não da Lei, mas sim, duma nova dispensação. Conforme a dispensação da Lei, Jesus jamais poderia ser sacerdote, porque estes eram todos da tribo de Levi (Nm 18.27; 1 Cr 23.13), enquanto Jesus era da tribo de Judá (Hb 7.13,14). Porém Jesus foi feito sacerdote por meio de juramento divino! "...Jurou o Senhor: Tu és sacerdote eternamente segundo a ordem de Melquisedeque" (Hb 7.21b).
c) Jesus, conforme a ordem de Melquisedeque, chama a atenção para o fato de que Ele, assim como Melquisedeque, era tanto rei como sacerdote. Assim como Melquisedeque foi chamado rei da justiça (Hb 7.2), Jesus também o foi (At 22.14; Jr 23.6; 1 Jo 2.1). Assim como Melquisedeque foi chamado "rei da paz" (Hb 7.2) ,Jesus também o foi (Is 9.6). Nenhum dos sacerdotes levíticos foi sacerdote e rei. Mas Jesus era tanto sacerdote como Rei (Zc 6.13).
d) O fato de a genealogia de Melquisedeque não ter sido citada, nem ter sido feita referência ao tempo do seu nascimento e de sua morte (Hb 7.3) é usado pelo Espírito Santo como uma figura de Cristo que é de eternidade a eternidade (SI 90.2; Ap 1.8), e cuja procedência divina não era conhecida do povo. Jesus não precisava, como os sacerdotes levíticos, ser substituído, porque eles, pela morte eram impedidos de permanecer (Hb 7.23), mas Jesus permanece eternamente (Hb 7.24) e tem um sacerdócio perpétuo (Hb 7.28).
3. Quais são os ofícios do sacerdócio de Jesus?
Os encargos do sumo sacerdote no AT são uma verdadeira figura que mostra com exatidão a obra que Jesus, o nosso Sumo Sacerdote fez e está fazendo. Vamos destacar três grandes encargos no serviço do sumo sacerdote, que se cumpriram na vida e no ministério de Jesus:
a) O sumo sacerdote sacrificava junto ao altar de holocausto. Levava o sacrifício ao pé do altar, onde degolava e sacrificava a vítima (Lv 4.24-27; 9.18; SI 118.27).
Isto se cumpriu na vida do nosso Sumo Sacerdote, Mediador e Substituto, quando Ele subiu ao alto do Gólgota, não com um sacrifício de animais, mas com a oferta e o sacrifício da sua própria vida, que Ele entregou a Deus em cheiro suave (Ef 5.2). Ele pôs a sua alma por expiação do pecado (Is 53.10) quando Ele se tornou para nós o Cordeiro de Deus para tirar o pecado do mundo (Jo 1.29; Is 53.7).
Este sacrifício foi feito uma vez por todas (Rm 6.10). Jamais se repetirá. Esta parte do encargo do nosso Sumo Sacerdote, aqui na terra, está para sempre consumada (Jo 19.30). Glória a Deus para sempre!
b) Depois de o Sumo Sacerdote haver sacrificado a oferta junto ao altar, ele tomava o sangue, no dia da grande expiação (uma vez por ano - Êx 30.10; Hb 9.7) e o levava para dentro do véu, no lugar santíssimo, onde ele espargia o sangue por cima do propiciatório, entre os dois querubins, fazendo assim a expiação pelos pecados do povo diante de Deus (Lv 16.15-17; Êx 25.22; Nm 7.89).
O nosso Sumo Sacerdote também entrou no Santíssimo - no Céu, com o seu próprio sangue (Hb 9.24), e está agora ali, exercendo continuamente o seu ministério Sumo Sacerdotal junto à destra de Deus. Os sinais eternos da cruz, as suas santas feridas (Ap 5.6), mostram para sempre que a expiação, por Ele feita, dura para sempre. Jesus assim é o nosso Propiciatório (Rm 3.24) a nossa propiciação (1 Jo 2.2). Ele é a garantia do perdão de todos os pecados, para todos que crerem em seu nome.
c) O sumo sacerdote, depois de haver levado o sangue para dentro do véu, saía até o povo que o estava esperando (Lc 1.21 comp. Êx 28.35) para abençoá-lo e orar por ele.
Assim Jesus, o nosso Sumo Sacerdote, vive para sempre, intercedendo por nós, (Hb 7.25) e abençoando aqueles que rece¬bem a expiação pelo seu sangue. Foi após ter consumado a redenção na cruz, que Deus enviou a promessa do Espírito Santo (G1 3.13,14).

III. JESUS - O REI
1. Jesus chamou-se a si mesmo "Rei" (Jo 18.37) 
Jesus disse que o Pai havia-lhe destinado o reino (Lc 22.29). Os profetas haviam profetizado que Jesus viria como Rei (SI 2.6- 8; 8.6; 10.6; Is 9.7; Jr 23.5). Quando Ele nasceu, foi adorado como Rei (Mt 2.2,11). Antes de subir ao Gólgota, Ele entrou triunfante em Jerusalém, conforme as profecias (Zc 9.9,10; Mt 21.1 -11) e foi então aclamado como Rei (Lc 19.38). Voltando ao Céu, após a sua ressurreição, foi aclamado como o Rei da Glória (SI 24.8-10). Graças a Deus!
2. Após a ressurreição, Deus o exaltou soberanamente (Fp 2.9)
Coroou-o de honra e de glória (Hb 2.7), e glorificou-o com aquela glória que tinha antes que o mundo existisse (Jo 17.5) a qual Ele havia deixado para ser homem (Fp 2.6-8). Ele foi agora feito Senhor e Cristo (At 2.36) Príncipe da Salvação (At 5.31). Juiz dos vivos e dos mortos (At 10.42) e assentou-se à direita de Deus nos céus (Ef 1.20). Deus entregou tudo nas suas mãos (Jo 3.35) e Ele tem agora todo o poder no céu e na terra (Mt 28.18).
3. A plenitude do ministério de Rei (Ap 19.11-15)
Ele virá então para restaurar tudo que os profetas têm predito (At 3.21). Jesus, como descendente de Davi, se assentará no trono de Davi, e estabelecerá o Milênio (Lc 1.32,33; Mt 19.28; 25.31). A sua querida Igreja reinará com Ele (2 Tm 2.12; Ap 20.4) e o seu reino não terá fim (Is 9.7).
Oremos, portanto, como Jesus nos ensinou: "Venha o Teu Reino..." (Mt 6.10a).

FONTE: Eurico Bergstén - A Santa Trindade.

Compartilhar Google Plus

Autor MOISÉS DUARTE

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 Comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO, E E-MAIL, QUE SEMPRE QUE POSSÍVEL EU RETORNAREI A SUA MENSAGEM. QUE DEUS TE ABENÇOE

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial