JOVEM PURO

“Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. De todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos. Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. Bendito és tu, ó SENHOR! Ensina-me os teus estatutos. Com os meus lábios declarei todos os juízos da tua boca. Folgo mais com o caminho dos teus testemunhos do que com todas as riquezas. Em teus preceitos meditarei e olharei para os teus caminhos. Alegrar-me-ei nos teus estatutos; não me esquecerei da tua palavra.”

     Nos dias hodiernos nos quais vivemos, é bem comum vermos os nossos jovens viverem uma vida depravada e em iniquidade. A Palavra de Deus é bem clara quando nos alerta a que nos últimos dias a iniquidade se multiplicaria, e surgiriam homens amantes de si mesmo, avarentos, presunçosos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos e muito mais. Homens sem nenhum caráter moral. E isto, inevitavelmente tem sido característica da juventude atual. Uma juventude depravada e desprovida de valores, sem comprometimento com o Senhor. Mas o salmista, em determinado momento indaga acerca de como o jovem poderá viver uma vida de santidade e de separação com o pecado.
     Para muitas pessoas, é algo quase impossível encontrar nos atuais dias, jovens comprometidos com Deus, devido à iniquidade deste presente século e de tantas ofertas oferecidas pelo mundo, que parecem ser muito atrativas aos nossos jovens. Entretanto, o salmista nos ensina que é possível, viver uma vida íntegra diante de Deus, mesmo em meio a tanta iniquidade. Para isso o próprio salmista dirigido pelo Espirito Santo, responde a sua pergunta, dando alguns pré-requisitos.
     Para o jovem ter uma vida purificada, é preciso, andar conforme a Palavra de Deus. Se andarmos em conformidade com a Palavra de Deus, não seremos ludibriados pelas ofertas mundanas aparentemente belas e recompensadoras. Quando temos conhecimento da Palavra Sagrada, não somos levados por ventos de doutrinas, nem enganados por satanás. 
     Quando o salmista sabiamente fala que escondeu a Palavra do Senhor em seu coração, não está se referindo ao fato de que ouviu os Seus ensinamentos e o guardou somente para si. O que estava tentando nos ensinar é que a Palavra da Verdade deve ter um lugar de primazia em nosso coração, deve ocupar o primeiro lugar. E quando fazemos isto uma alegria transbordante e contagiante nos domina, de maneira que, ninguém conseguirá roubar de nós o amor pelos Preceitos divinos, pois, neles meditaremos dia e noite, assim como o salmista.
     Logo, teremos desejo por aprender a cada dia mais e mais acerca das Verdades Eternas. A Palavra é a base para uma vida de intimidade com Deus. Não adianta querer ter intimidade com Deus, ou ter uma vida cheia do Espirito santo e, portanto, pura, se não meditarmos na Palavra, se não a observar e coloca-la em prática em nossas vidas.
     Mas, o salmista declara que além de esconder a Palavra no seu coração, com os seus lábios declararia os Preceitos do Senhor. É verdade que quando guardamos a Palavra em nossos corações, isto não significa que vamos tê-la somente para nós mesmos. Neste momento arderá dentro de nós o desejo de que outras pessoas também tenham a mesma experiência com Deus. A Palavra de Deus não nos ensina a ficarmos entre quatro paredes deixando com que outras pessoas caminhem a passos largos para o inferno. O mundo jaz no maligno, e quando o jovem se predispõe a viver uma vida de pureza diante do Senhor, em observância à Palavra de seu Deus, ele sente dentro de si o desejo de alcançar a outros.
     Ao contrário do que muitos possam pensar, é possível o jovem levar uma vida de pureza diante do seu Deus, basta observar e obedecer a Palavra de Deus. É preciso fazer como Daniel e seus companheiros, que mesmo em meio a uma nação ímpia e corrompida pelo pecado, propuseram em seus corações não se contaminar com as iguarias reais, de não se esquecer dos ensinamentos que haviam recebido de serem fiéis a Deus onde quer que fosse. Eles jamais se esqueceram dos Ensinamentos divinos.
     Quer viver uma vida de pureza diante do Senhor? Ser luz em meio às trevas? O segredo é a observância da Palavra de Deus de todo o coração. Faça com que a Palavra seja enraizada em seu coração para que não venham arrancá-las de você. Só assim você terá uma vida exemplar diante de Deus, e o nome Dele será glorificado em sua vida. Medite na Palavra, pratique a Palavra, ensine a Palavra.

            Moisés Duarte

Compartilhar Google Plus

Autor MOISÉS DUARTE

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 Comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO, E E-MAIL, QUE SEMPRE QUE POSSÍVEL EU RETORNAREI A SUA MENSAGEM. QUE DEUS TE ABENÇOE

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial