AS ÚLTIMAS COISAS

     “E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei pra mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também” Jo 14.3.
     Antes de Jesus partir, os discípulos estavam muito preocupados. Como seria viver sem o Mestre? Então, Cristo lhes faz uma promessa: “E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei pra mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também”. Esta promessa não é restrita apenas aos discípulos, e sim, pra todos aqueles que fazem parte da Igreja de Cristo.

     Escatologia é o estudo da doutrina das últimas coisas, que são as verdades da Bíblia referentes aos derradeiros momentos da história humana. Não é difícil estudar este tema, porém, também não é fácil. Para isto se faz necessário a orientação do Espirito Santo para que não caiamos em ensinos falaciosos e suposicionismos – 1Tm 4.1,2.
     Este estudo das Escrituras não objetiva amedrontar ninguém. Os objetivos da escatologia, são basicamente:
     Mostrar os acontecimentos finais. “... para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer” Ap 22.6.
     Preparar os crentes. “E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também Ele é puro” 1Jo 3.3.
     Alertar a todos. “... certamente cedo venho...” Ap 22.17,20.
     Tranquilizar o povo de Deus. “Não se turbe o vosso coração... pois vou preparar-vos lugar” Jo 14.1,2.
     Para que o estudo deste tema seja proveitoso, devemos estudá-lo recorrendo, primeiro, à Bíblia – ela é a fonte mais confiável; orando sinceramente – foi desta forma que Daniel fez 9.21-23; e evitando especulações – muitos já especularam a data da volta de Jesus e se decepcionaram.

     Como serão estes últimos dias? É importante lembrar que Cristo falou que antes da Sua vinda, haveria sinais de que o tempo estava mais perto. 2Tm 3.1-5.
     Estes últimos dias, conforme prediz a Palavra de Deus, são dias de degeneração moral, assim como nos dias de Noé que “comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento” Mt 24.38. É o retrato da atual sociedade, egocêntrica, imoral e depravada, entregue ao pecado. Cuidado para não se contaminar com isto. Ex.: homossexualismo, prostituição, poligamia, hedonismo. “mas, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz” Ef 5.8.

     “Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores com zombaria andando segundo as suas próprias concupiscências, e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.” 2Pe 3.3,4.
     A vinda de Cristo será precedida de sinais, já preditos na Sua Palavra. São vários os sinais que estão a se cumprir em várias áreas: “Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que Ele está próximo, às portas” Mt 24.33.
     Sinais para com Israel: O renascimento de Israel como nação. Is 66.8 “Quem jamais ouviu tal coisa? quem viu coisas semelhantes? Poder-se-ia fazer nascer uma terra num só dia? nasceria uma nação de uma só vez? Mas logo que Sião esteve de parto, deu à luz seus filhos.” 14 de maio de 1948 Israel foi proclamado como nação independente.
     Sinais no céu. “haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu.” Lc 21.11.
     Sinais na terra. Guerras – Mt 24.6,7. “E ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; olhai não vos perturbeis; porque forçoso é que assim aconteça; mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino.” Ao longo dos anos muitas guerras tem sido travadas: 1ª e 2ª guerras mundiais, guerra fria, do Afeganistão, do Iraque, etc. Terremotos – Mt 24.7. “e terremotos em vários lugares.” Fomes – Em muitos lugares muita gente ainda morre de fome. Pestes – cada dia doenças mais cruéis e mortais são descobertas pelos homens, que não conseguem encontrar a cura: AIDS, Câncer, etc.
     Sinais na vida Moral. Iniquidade e imoralidade multiplicadas; poligamia, adultério, prostituição, etc.
     Sinais nas nações. O surgimento da nação de Israel, a formação de blocos econômicos.
     Sinais na religião. Aumento de escândalos religiosos. “Nesse tempo muitos hão de se escandalizar, e trair-se uns aos outros, e mutuamente se odiarão. Igualmente hão de surgir muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.” Mt 24.10,11.
     Apostasia. Apostatar significa renegar a fé, voltar atrás, descrer. É deixar o primeiro amor: “Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; e se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres. Tem surgido nos dias atuais um falso cristianismo.
     A apostasia só ocorre na igreja, pois o mundo não tem do que se apostatar: “Ninguém de modo algum vos engane; porque isto não sucederá sem que venha primeiro a apostasia e seja revelado o homem do pecado, o filho da perdição.” 2Ts 2.3. A frieza espiritual, o modernismo teológico, o materialismo e o desvio espiritual têm crescido no meio de muitas igrejas, infelizmente. Cada vez mais a humanidade vem se mostrado indiferente a Deus, à Sua Palavra. Tudo isto também são sinais da vinda de Cristo.

     O arrebatamento da igreja. Estamos preparados para este grande dia? Este dia está bem próximo! Arrebatar significa tirar, arrancar, tomar de forma violenta. É a retirada imprevista e de forma abrupta desta terra.
     Não sabemos o dia nem tampouco a hora, em que acontecerá este esperado evento, entretanto, ele há de acontecer.
     O arrebatamento se dará a qualquer momento. “Não vos pertence saber os tempos ou estações que o Pai estabeleceu...” At 1.7. Diz a Bíblia que Cristo virá “como um ladrão de noite” pois a vinda de Cristo será como um ladrão que se aproveita da dormência das pessoas, para entrar na casa inesperadamente e levar o que tem de valor sem que ninguém perceba.
     Sobre o arrebatamento, podemos declarar que Cristo virá:
     Pessoalmente – 1Ts 4.16. “Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.” Ele mesmo virá, como prometeu.
     Repetinamente – será tão rápido quanto um relâmpago ou um piscar de olhos.
     Secretamente – será invisível aos olhos da humanidade pecadora.
     Inesperadamente – Assim como o ladrão não avisa a hora que fará o roubo.
     Na hora certa – “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se” 2Pe 3.9.

     Como será o arrebatamento? Ressoada a trombeta de Deus, o Senhor Jesus descerá do céu com alarido e voz de arcanjo. Quando a trombeta soar, primeiramente os mortos em Cristo vão ressuscitar – 1Ts 4.15,16 “Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.” Nas reuniões de gala se diz “Primeiro as damas”. Em repartições públicas, “Primeiro idosos, gestantes e crianças”. No arrebatamento será “Primeiro os que morreram em Cristo”. Entretanto, isto não significa que eles vão subir primeiro. Todos nós iremos igualmente ao mesmo tempo.
     Nós os que estivermos vivos e permanecendo de acordo com a Palavra de Deus, teremos os nossos corpos transformados em glória. “Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.” 1Ts 4.17. Este corpo limitado e mortal será transformado num corpo glorioso.
     Todos nós subiremos a encontrar com Cristo nas nuvens. Este será um encontro glorioso quando Cristo vira buscar-nos parta estarmos juntinhos Dele.

     Este é um assunto que vem sendo um tanto esquecido em muitas igrejas. A moda é pregar cura, libertação, prosperidade... E assim o mundo está cada dia mais distraído quanto a este acontecimento. A noiva de Cristo deve estar alerta, pois Ele mesmo prometeu: “Eis que venho sem demora...”.
     A Palavra de Deus é clara: “Quem vencer...”. A vitória está no final. Temos que ir até ao fim. Você está preparado? Está atento? “Vigiai, porque não sabeis o dia nem a hora...”.
                                                                                   M.D.

Compartilhar Google Plus

Autor MOISÉS DUARTE

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 Comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO, E E-MAIL, QUE SEMPRE QUE POSSÍVEL EU RETORNAREI A SUA MENSAGEM. QUE DEUS TE ABENÇOE

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial