LIDANDO DE FORMA CORRETA COM O DINHEIRO

Texto Áureo: “Compra a verdade e não vendas; sim, a sabedoria, e a disciplina, e a prudência” Pv 23.23.

Leitura bíblica: Pv 6.1-5.

     Nesta lição estaremos estudando um assunto de suma importância para nossas vidas. Estamos vivendo em um mundo altamente consumista e amante do dinheiro. O sábio Salomão segundo nos consta nas escrituras foi o homem mais rico que já existiu, entretanto sua vida e felicidade não estavam restritas aos bens que possuía. Bem sabemos que a “benção do Senhor é que enriquece”, e que não há nada de errado em ser rico e possuir muito dinheiro, entretanto, o amor que se coloca no dinheiro em si é sempre muito prejudicial.
     O que temos que saber é lidar com o dinheiro de forma coerente. Muitas pessoas por não terem tal capacidade, acabam por se endividarem de maneira descontrolada e irresponsável e, não é este o desejo do nosso Deus para as nossas vidas. Outro grande problema é o ato de ficar por fiador de outrem. O sábio Salomão adverte-nos a não nos envolver com esta atitude. Ser fiador é basicamente ficar responsável pela divida de outrem caso esta pessoa não possa ou não pague a dívida adquirida. Muito comum hoje, alguém que não possui determinado cartão de crédito, ou mesmo limite disponível, solicitar que alguém lhe ceda a oportunidade de realizar determinada compra em seu cartão. Quase sempre estas experiências não acabam bem. Este mesmo já tem o nome manchado por haver confiado em terceiros.
     A fiança formal é expressamente condenada no livro de provérbios. A fiança que provérbios proíbe é a que empresta sem garantia nenhuma por parte do afiançado o que equivale à obrigação de pagar-lhes as dívidas sem esperança de reembolso.
     Neste assunto o autor não faz meio termo. A solução aconselhada é radical: “Se ficaste por fiador do teu companheiro, livra-te”, e até te suplica que te exoneres do compromisso tomado. Entretanto, se não conseguir, terá que pagá-la: “Decerto sofrerá severamente aquele que ficar por fiador do estranho”. Este severo sofrimento a que se refere o autor é, referente ao fato do fiador ter que pagar a divida alheia sem possibilidade de ressarcimento.
     A fiança tratada neste caso é a em favor de pessoas sem meios de honrar o compromisso. Neste caso a fiança é equivalente para o fiador uma armadilha prejudicial.
     “Há muita gente que pede carta de fiança e usa desta como expediente para não satisfazer o aluguel da casa ou as prestações a que se obrigou. São pessoas sem idoneidade, que teimam em viver acima do nível dos seus recursos. A fiança que se lhes dá converte-se afinal em causa de atritos e contrariedades”. (E. Percy Ellis – Os Provérbios de Salomão – CPAD).
     Os empréstimos também são uma forma de fiança. Não é um erro emprestar ou tomar empréstimo, desde que se cumpra o compromisso assumido. O quem tem acontecido com muita frequência em nossos dias é que, muitas pessoas tomam empréstimos sem a menor necessidade apenas para satisfazer um desejo ilusório, sem coerência. Quem empresta também, geralmente cobra juros exorbitantes e desproporcionais. Temos que ter muito cuidado para não cairmos nesta armadilha, pois, para sair dela é muito difícil, o efeito é como o efeito dominó.
     Também temos que ter cuidado com a usura, que além de ser crime é pecado. Emprestar com usura é o mesmo que agiotagem. É emprestar sob a condição de pagamento de juros sempre abusivos.
     Cuidados com o suborno também é recomendado em provérbios – 17.23. A imprensa está cheia de noticias de pessoas que, ao invés de zelar pelo cumprimento de suas obrigações aceitam e pagam suborno a fim de lucrar alguma vantagem para si. A palavra de Deus condena tal prática. “Dada a cobiça do homem em todas as épocas e civilizações, é interessante que no Antigo Testamento há menção de apenas três casos de suborno (com uso da palavra shohad): os filhos de Eli (1 Sm 8.3);os reis Asa e Bem-Hadade (1 Rs 15.19); e os reis Acaz e Tglate-Pileser (2 Rs 16.8)”.
     Devemos buscar uma vida financeira equilibrada. Em dias que se propaga cada vez com mais intensidade a teologia da prosperidade, que prega uma vida feliz baseada no dinheiro e em bens materiais, busquemos o que é mais virtuoso: sabedoria. Lembra-se do pedido de Salomão ao Senhor? Ele bem poderia ter pedido riquezas, entretanto, rogou por sabedoria e, foi esta sabedoria que fez com que ele soubesse como adquirir tanta riqueza com a ajuda divina.
     Vejamos um relato escrito pelo Dr. Gary Smalley:
     “Em 1974, eu estava passando a noite na pequena casa de Steven Scott em Phoenix, Arizona, quando ele me contou sobre as dificuldades que enfrentava na carreira. Steven estava um pouco desanimado na época.
     Acabara de perder o sexto emprego desde que se formara na faculdade, quatro anos antes. Parecia que, por mais que se esforçasse, não conseguia manter um emprego. Já havia tentado começar seu próprio negócio duas vezes, mas ambas as tentativas falharam. Ele queria saber se eu tinha alguma sugestão a dar. Pedi que me deixasse pensar até o dia seguinte. Ao rezar, tive uma ideia. Durante o café da manhã, perguntei a Steven:
- O que você acha de se tornar mais inteligente do que todos os seus chefes?
Ele respondeu com sarcasmo:
- Conta outra.
-Acredite em mim - eu disse. - Garanto que, se você fizer uma coisinha só dentro de dois anos será mais importante do que todos os seus futuros chefes. E aposto que em cinco anos ficará milionário.
Ele pensou que eu estava louco. Então perguntou o que teria de fazer.
Eu falei o seguinte:
- Existem 31 dias no mês e 31 capítulos no Livro dos Provérbios da
Bíblia. Todos os dias de manhã, leia o capítulo dos Provérbios que Corresponde àquele dia. Leia dois capítulos no último dia dos meses que têm 30 dias. Faça isso diariamente, mês após mês, e garanto que em dois anos você será mais inteligente do que todos os seus chefes. Faça o mesmo durante cinco anos e aposto que vai ficar milionário.
Sugeri que ele lesse os Provérbios com papel e caneta à mão para fazer anotações sobre o conhecimento e a sabedoria adquiridos. Acreditava que o saber que Steven iria extrair dos Provérbios mudaria sua vida. O que não sabia é que ele usaria a mesma sabedoria para mudar a minha.
     Steven aceitou meu desafio e começou a ler um capítulo dos Provérbios por dia. Dentro de dois anos, tinha seguido o conselho de Salomão de arranjar um sócio e, juntos, montaram uma empresa de marketing. Em questão de meses, a empresa estava faturando milhões de dólares por semana. Steven se tornou multimilionário em relativamente pouco tempo.”
     Não temos que vir ao encontro do nosso Deus com meros interesses em prata ou ouro. A nossa maior busca deve ser a nossa salvação. Muitos templos hoje vivem lotados de pessoas em busca de enriquecimentos milagrosos e acabam perdendo tudo o que já nem tem. O dinheiro deve ser adquirido com trabalho digno e honesto, somente assim não trará “dores”. Embora o dinheiro nos seja algo essencial, este não é tudo. 

                                Moisés Duarte

Compartilhar Google Plus

Autor MOISÉS DUARTE

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 Comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO, E E-MAIL, QUE SEMPRE QUE POSSÍVEL EU RETORNAREI A SUA MENSAGEM. QUE DEUS TE ABENÇOE

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial