O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO MEU NATAL


     "Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens!" (Lc 2.14).

    Um menino nasceu e mudou a história mundial, por mais que o paganismo possa desconsiderar a pessoa de Jesus, a reação de não aceitar o marco da história é pura tolice, pois todos foram marcados por Antes Dele e Depois Dele.
    É triste e lamentável vermos que o Natal nos dias atuais está sendo comemorado de uma maneira tão mercantilista. Estão esquecendo o verdadeiro sentido e significado do Natal Cristão. O Natal dos dias hodiernos é muito, mas muito diferente daquilo que realmente deve ser o nosso Natal. Na atual sociedade e, infelizmente até entre os cristãos, o Natal deixou de ser a vinda do Salvador.
    O sentido do meu Natal nasceu em Belém de Judá há mais de dois mil anos atrás, de uma maneira simples e humilde e, hoje vejo que as pessoas gastam fortunas quase impagáveis em roupas, presentes e alimentos e nem sequer lembram-se do real personagem do Natal. Há pessoas que não querem comemorar o Natal, sem que tenham comprado uma roupa nova e esquece que o Salvador quando nasceu foi encontrado pelos Pastores envolto em panos. Natal sem o peru? Para muitos nem pensar! E eu fico a me perguntar se tinha um peru assado ao lado da manjedoura.
    Os que comemoraram o primeiro Natal não receberam presentes, mas, ofereceram ao aniversariante os seus respectivos presentes. OURO, INCENSO E MIRRA, representando assim a Sua Realeza, Seu Sacerdócio e Seu futuro sacrifício na cruz do Calvário. O que temos a oferecer ao Senhor neste Natal? Queremos roupa nova, sapatos, presentes, farta ceia, etc. E o que temos a oferecer? Não devemos comemorar e agradecer pela vinda de Cristo apenas neste dia, pois, a cada dia devemos agradecê-Lo por nossa Salvação. 
   Cristo deixou o Seu Trono de Glória para nascer em um estábulo e colocado em uma humilde manjedoura; Ele se fez maldição em nosso lugar; Entregou-se a Si mesmo pelos nossos pecados. E como temos O agradecido por todos os Seus feitos?
   Estão roubando o sentido do meu Natal. O principal personagem do meu natal é Jesus Cristo meu Salvador, o Maravilhoso, conselheiro, Pai da Eternidade o Príncipe da Paz, mas querem me convencer de que o natal é comemorado em razão de um velho barbudo e barrigudo com um sacolão nas costas e assustadoramente exclamando: Ho, ho, ho... Estão tentando me convencer que o significado maior do Natal é comprar vestes novas, dar presentes, encher a cara, e ascender luzes coloridas. Não!!! O meu Natal é CRISTO!
    Ainda há os que demonizam o Natal e pregam que este não deve ser comemorado por se tratar de uma festa pagã. Será verdade? Ela não foi inventada por povos pagãos que viveram antes de Cristo nem instituída pela Igreja Católica Romana. Esta apenas estabeleceu a data para a celebração: 25 de dezembro. Mas, em Lucas 2.13,14, vemos que uma multidão dos exércitos celestiais já havia celebrado o Natal. Na mesma noite do nascimento do Senhor, os aludidos pastores de Belém visitaram o Menino e voltaram "glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto" (Lc 2.20). Cerca de dois anos após seu dia natalício, o Menino recebeu a visita de magos do Oriente, que também o adoraram e lhe ofertaram dádivas (Mt 2.1-16).
    Entretanto, devemos ter muito cuidado com o que o mundo vem tentando incutir dentro de nossas mentes e das de nossos filhos como sendo a significância do Natal. A imagem do Noel é uma representação de um personagem conhecido como São Nicolau, tido como o padroeiro das crianças e que costumava presenteá-las. Ele ainda é senhor de um exército de elfos [na tradição druídica, os elfos eram demônios ou espíritos das árvores]. E este Noel vem na mente das crianças substituindo a figura essencial de Jesus Cristo. Tenhamos cuidado!
     Mas biblicamente porque devemos comemorar com tanto amor o nascimento de Cristo? 
    1. O glorioso Natal (nascimento) do Senhor Jesus foi mencionado pelos profetas do Antigo Testamento, como Isaías (7.14; 9.6), Miqueias (5.2) e outros. Por que nós, cristãos, ignoraríamos um evento tão importante, mencionado por Deus, através de seus profetas, centenas de anos antes de acontecer?
    2. Quando Jesus nasceu, em Belém de Judá, um anjo de Deus, cercado do resplendor da glória do Senhor, apareceu a alguns pastores de Belém de Judá e lhes disse: "eis aqui vos trago novas de grande alegria" (Lc 2.10). O Natal de Cristo trouxe alegria ao mundo, e não tristeza! E nós, que somos salvos por Jesus Cristo e conhecemos o verdadeiro significado do Natal, devemos nos alegrar ainda mais com a lembrança desse glorioso acontecimento!
    3. Logo após o nascimento do Salvador, os numerosos anjos que celebraram o Natal disseram: "Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens!" (Lc 2.14). Aproveitemos, pois, a grande oportunidade de, além de glorificar a Deus pelo Natal de Cristo, também mostrar aos que estão à nossa volta que Ele veio ao mundo para trazer a paz (Jo 14.27) e o conhecimento da boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm 12.1,2).
    4. O Natal de Cristo é a celebração da encarnação do Verbo de Deus, que habitou entre os homens para revelar a sua glória, "como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade" (Jo 1.14). Se Ele não tivesse nascido, não teríamos o conhecimento do glorioso plano salvífico de Deus e estaríamos todos perdidos.
    5. Ao amar o mundo de maneira indescritível, o Deus de toda a graça nos deu o seu Filho Unigênito (Jo 3.16), o qual, também por amor, morreu pelos nossos pecados (Rm 5.. Diante desses fatos, não há necessidade de mandamento específico para celebrarmos o Natal de Cristo, pois a nossa maior motivação para fazer isso é o amor de Deus derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado (Rm 5.5).
    6. Finalmente, a obra redentora de Cristo abarca a sua gloriosa encarnação, a sua morte vicária e a sua ressurreição para nossa justificação. Todos os seus feitos devem ser celebrados pela Igreja, a começar pela sua encarnação (1 Tm 3.16). Já pensou se Cristo não tivesse nascido? Ele também não teria sido crucificado. E, se Ele não tivesse morrido sacrificialmente, também não teria ressuscitado (1 Co 15.3,4). Aproveitemos, pois, esse mês de dezembro, em que o mundo fala de Natal, sem conhecer o seu real sentido, para glorificarmos a Jesus Cristo, em público, por sua obra completa.
    Jesus é a figura central e insubstituível do verdadeiro Natal. Papai Noel é um grande mito. Jesus é e sempre será a verdade maior. Não troque Jesus pelo Papai Noel. Comemoremos o Natal, relembrando o maior marco da historia: o nascimento do Salvador do mundo.

M.D.

Compartilhar Google Plus

Autor MOISÉS DUARTE

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 Comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO, E E-MAIL, QUE SEMPRE QUE POSSÍVEL EU RETORNAREI A SUA MENSAGEM. QUE DEUS TE ABENÇOE

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial