A formação do caráter cristão

Sabemos que todo ser humano possui consigo um caráter, seja ele bom ou mau, ímpio ou santo. Caráter, no entanto, não é temperamento. Enquanto o temperamento é a maneira com a qual reagimos diante das circunstancias que nos advêm, e por ser inato não pode ser modificado, o caráter é considerado o conjunto das qualidades boas ou más que determinam nossa conduta com as pessoas que nos cercam e com nosso Deus, e este caráter, pode ser modificado. Deus formou o homem bom e perfeito, no entanto, o pecado maculou o seu caráter.

O que aparentamos ser. O caráter é considerado o que aparentamos ser, e sua essência se manifesta de forma definitiva, quando ninguém está vendo o que estamos fazendo. É fácil demonstrarmos um caráter correto diante das pessoas, e fazer o que é errado na ausência das mesmas. Mas se temos um bom caráter, seremos honestos diante dos outros ou em oculto. Quando nós somos visos pelo mundo, as pessoas veem também o nosso caráter, a imagem que transmitimos, submetida ou não ao domínio do Espirito Santo

O que aprendemos a ser. Ninguém já nasce sabendo a maneira como vai viver no mundo. Portanto, a formação do caráter que será desenvolvido, depende muito do que se aprende ao longo da vida. Essa formação deve começar na família e continua ao longo do tempo, na escola, com as amizades, no trabalho e na igreja. A Escola dominical possui papel importante na formação do caráter cristão, com um ensino eficaz e edificante, tem como objetivo não apenas a instrução bíblica na igreja, mas também a transformação e o aperfeiçoamento do nosso caráter cristão.

O que formamos ao longo da vida. As escolhas que cada um fazemos, o modo de vida que desejamos ter e a forma com a qual alcançamos esses objetivos também espelham o nosso caráter. Se alguém deseja subir na escala hierárquica de uma empresa, e para tal, utiliza-se de meios reprováveis, será conhecida pelas atitudes que tomou a fim de crescer profissionalmente. Mesmo que tenha uma boa posição, esta foi conquistada por um mau caráter.

A Bíblia e o caráter cristão. Somos diariamente desafiados a nos despojar do velho homem e nos vestirmos do novo homem. Imaginemos que um homem passa o dia inteiro trabalhando, exposto ao sol, ao suor e à poeira, e ao fim do expediente, vai para casa com a roupa que trabalhou. Ao chegar em casa, ele toma um banho e, para surpresa nossa, ele coloca a mesma roupa com que passou o dia inteiro. Esse é um comportamento inadequado, visto que a roupagem suja e mal cheirosa não combina com o corpo limpo. Da mesma maneira, não condiz ao cristão, manter os maus hábitos, o mau caráter de sua vida antes de sua conversão, pois agora ele tem um novo caráter, uma nova roupagem, dada por Deus. A nossa marca pessoal define também o nosso estado espiritual. E o caráter daqueles que, através da fé, nasceram de novo, é transformado pelo poder do Espírito Santo.

Compartilhar Google Plus

Autor MOISÉS DUARTE

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 Comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO, E E-MAIL, QUE SEMPRE QUE POSSÍVEL EU RETORNAREI A SUA MENSAGEM. QUE DEUS TE ABENÇOE

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial