Abel, Exemplo de Caráter que Agrada a Deus

O exemplo de Abel, homem espiritual e digno, em sua conduta séria e voltada para o relacionamento correto com Deus em sua adoração, mostra a sua escolha em ser fiel a Deus e o quanto foi terrível o efeito do pecado na vida dos homens. Ao procurar oferecer a Deus um sacrifício agradável e santo, Abel fez irromper no coração de seu irmão Caim, que era carnal, o sentimento da inveja e da amargura sem sentido. A natureza carnal mostrava, ali, no cenário familiar, a inveja, o ódio, a ira e a violência em sua forma mais covarde e cruel. Um inocente sendo morto por motivo torpe, sem chance de defesa.

Abel, homem fiel, santo e inocente, foi morto pelo próprio irmão por causa de sua fidelidade a Deus. Por permissão do Senhor, que respeita o livre-arbítrio humano, teve início a tragédia da violência no seio da humanidade, em sua marcha contínua e destruidora de vidas preciosas. Há quem diga que o sacrifício de Abel foi aceito por Deus pelo fato de ser um sacrifício cruento, com sangue, dos animais de que ele cuidava. Certamente, perante Deus, o sacrifício com sangue já tinha o sentido profético do sacrifício de Cristo. Deus, porém, também aceitava o sacrifício de vegetais. “As primícias, os primeiros frutos da tua terra, trarás à casa do Senhor, teu Deus [...]” (Ex 23.19 a; 34.22; Lv 23.10).

I - A OFERTA DE ABEL

Adão e sua esposa já tinham sido lançados para fora do ambiente edênico, com a missão de “lavrar a terra” (Gn 3.23).

As primeiras atividades humanas, portanto, eram a agricultura e a pecuária. Em seus primórdios, essas atividades eram bastante agregadoras da família.

1. Uma Oferta Agradável a Deus

A oferta ou o sacrifício oferecido a Deus não é visto por Ele pela oferta em si, e sim pelo que está no coração do ofertante. A oferta de Abel foi aceita por Deus porque ele entrava na presença do Senhor com o coração sincero e cheio de amor. Suas obras eram justas porque ele era justo (Hb 11.4; 1 Jo 3.12), íntegro e fiel. Deus dá tanto valor à integridade do coração que, mais à frente, Ele elogiou Jó perante Satanás, dizendo: “Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero, e reto, e temente a Deus, e desviando-se do mal” (Jó 1.8b). A oferta só tem valor quando expressa o que está no íntimo de quem a oferece. A oferta de Abel foi agradável porque ele era um verdadeiro adorador. Ele adorava a Deus “em espírito e em verdade” (Jo 4.23,24).

Alguém pode até mesmo oferecer um dízimo ou uma oferta de grande valor monetário, mas se não tiver retidão interior, não será aceito por Deus.

2. Uma Oferta de Grande Valor

Abel adorou a Deus, oferecendo o melhor que tinha como fruto de seu trabalho. Ele não ofereceu um sacrifício qualquer, mas dentre os primogênitos do seu rebanho. “E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta” (Gn 4.4). Notemos que Deus atentou primeiro “para Abel” e, depois, “para a sua oferta”. “Pela fé, Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e, por ela, depois de morto, ainda fala” (Hb 11.4). A oferta de Abel foi considerada “maior sacrifício” do que a oferta de Caim. Primeiramente, porque foi “Pela fé”.

II - A INJUSTIÇA CONTRA ABEL

1. Abel Era um Homem Justo

Diz a Bíblia: “Pela fé, Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo” (Hb11.4a). Não se sabe quantos anos Abel tinha quando oferecia seu sacrifício a Deus e foi assassinado por seu irmão. Mas, em toda a sua vida, ele demonstrou ser homem de bem, que andava em retidão, de caráter ilibado e reconhecido por Deus.

2. Abel, o Primeiro Mártir

Abel foi protagonista primário de algumas coisas: foi o primeiro pastor de ovelhas; o primeiro a oferecer sacrifício de animais no culto a Deus; e também o primeiro homem justo; porém, também foi o primeiro mártir; e o primeiro homem a ser morto por seu próprio irmão.

3. O Sangue de Abel Clama

O Deus de Abel é o Deus da suprema justiça. Nada está encoberto a seus olhos. Caim matou Abel às escondidas, num momento em que os dois irmãos estavam a sós, no campo, cada um fazendo seu trabalho. Seus pais não perceberam o ódio que o primogênito nutria por seu irmão mais novo, mas Deus tudo via. Quando Caim matou Abel, enterrou-o para não ter seu crime descoberto. Porém, para Deus, que tudo vê (Gn 16.13), o Deus Onisciente, nada fica em oculto. Jesus disse: “Porque nada há encoberto que não haja de ser manifesto; e nada se faz para ficar oculto, mas para ser descoberto” (Mc 4.22).

III - UM HOMEM QUE AGRADOU A DEUS

1. Abel Soube Agradar a Deus

O episódio envolvendo Caim e Abel é o mais destacado na história de Adão. O relato bíblico autoriza-nos a dizer que Abel buscou a Deus com mais afinco e amor, pois ele entendeu que seu sacrifício deveria ser do melhor daquilo que possuía: “E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta” (Gn 4.4). Além de oferecer sacrifício “dos primogênitos” das ovelhas, o texto também diz que ele levou a Deus “da sua gordura”. O sacrifício com a gordura sobre o altar era “cheiro suave” e agradável a Deus (cf. Ex 29.13; Lv 4.31) e fazia parte do “sacrifício pacífico” e “oferta queimada ao Senhor” (cf. Lv 3.3,14).

CONCLUSÃO

A humanidade começou mal com a desobediência dos primeiros habitantes da terra. Adão pecou ao ouvir o Diabo através de sua mulher. Toda a tragédia humana decorre daquele gesto precipitado sob a insinuação maliciosa do Diabo.


Extraído do Livro O Caráter do Cristão de Elinaldo Renovato de Lima - CPAD, 2017
Compartilhar Google Plus

Autor MOISÉS DUARTE

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 Comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO, E E-MAIL, QUE SEMPRE QUE POSSÍVEL EU RETORNAREI A SUA MENSAGEM. QUE DEUS TE ABENÇOE

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial