INSPIRAÇÃO DIVINA E AUTORIDADE DA BÍBLIA

Será que você tem ideia de quantos livros existam no mundo? Dá nem pra imaginar. Vê-se claramente que Salomão não exagerou quando disse que “...  não há limite para fazer livros...” Ec.12. 12. Volumes e mais volumes são publicados a cada ano. Autores e suas obras surgem e desaparecem. No entanto, a Bíblia, através dos séculos, continua sendo “O Livro dos Livros”.

Antes de continuarmos vamos conhecer algumas particularidades deste Livro Sagrado:

Cerca de 8.000 vezes Deus é citado nas páginas Sagradas. A frase “Não Temas” ocorre 365 vezes e ainda há cerca de 32.000 promessas nas sagradas páginas. Os livros de Ester e Cantares não contêm a palavra Deus. Esdras 4. 2 contém todas as letras do alfabeto português. O livro de Isaias é uma miniatura da Bíblia com 66 capítulos. A primeira seção tem 39 capítulos, e a segunda 27. Assim como o novo testamento termina mencionando o novo céu e a nova terra isto ocorre em Isaías 66.22. O versículo que está no centro da Bíblia é Salmos 118.8 que afirma que “É melhor confiar no Senhor, do que confiar no homem”.

A palavra bíblia significa literalmente, “biblioteca”. A divisão de capítulos tal como temos hoje, foi realizada em 1250, e de versículos entre 1445 e 1551. O primeiro exemplar dividido em versículos foi publicado em 1555. Sendo que a bíblia foi o primeiro livro a ser impresso, em 1455, na Alemanha, por Johannes Gutenberg. 

A bíblia foi inspirada pelo próprio Deus. Ela se chama a palavra de Deus (2Tm 3.16; Hb 4.12). Inspiração é a influência sobrenatural do Espirito Santo, na capacitação dos escritores a receberem e a transmitirem a mensagem divina.

Existem algumas falsas teorias acerca da inspiração da bíblia, vejamos:

Teoria da inspiração natural humana – ensina que a bíblia foi escrita por homens dotados de capacidade intelectual muito elevada. Essa teoria é refutada por 2Sm 2. 32; Ez 3.16; At 1.16.

Teoria da inspiração parcial – ensina que algumas partes das Escrituras foram inspiradas, e outras não. No entanto, a Bíblia além de conter a Palavra de Deus, ela é a palavra de Deus. (Mc 7. 13; Ap 22. 18,19; Rm 15. 4).

Teoria da inspiração das idéias – afirma que Deus inspirou as ideias, mas não as palavras, que teriam ficado sob responsabilidade dos escritores. 

Contudo, embora haja teorias errôneas, há a teoria da inspiração verbal e plenária. Esta assevera de maneira correta que todas as partes da Bíblia foram igualmente inspiradas pelo Espirito Santo. Os autores escreveram exatamente o que Deus desejava que fosse escrito. Por inspiração verbal devemos entender que os escritores atuaram sob total atuação do Espirito Santo. E plenária indica que todo o conteúdo, ensino e doutrina da Bíblia, foram inspiradas por Deus. “Toda a Escritura é divinamente inspirada” 2Tm 3.16.

A Escritura possui harmonia e unidade. Apesar de escrita por vários homens, em regiões diferentes e em diferentes datas, o produto final é uniforme. A Bíblia é a verdade. É o único livro que possui toda verdade revelada por Deus – Jo 8. 32; 17.17. Por revelação, entendemos o agir de Deus pelo qual Ele dá a conhecer ao escritor coisas desconhecidas pelo mesmo, ou seja, o que este, por si só, não poderia saber jamais. Um exemplo disso é a criação do mundo. Se não fora revelada por Deus ao seu servo Moisés, este jamais saberia descrever tal acontecimento.

Mas como a bíblia chegou até nós? Nos tempos mais remotos, conforme registros do Antigo Testamento, o Senhor comunicava-se com o homem verbalmente. Antes do dilúvio a Palavra de Deus foi transmitida oralmente por aproximadamente 1656 anos. Este período envolve Gênesis capítulos de 1 a 5. Do dilúvio até Abraão verificaremos que Abraão transmitiu oralmente a Palavra de Deus a Isaque, e que esta prática perdurou até os dias de Moisés. Este, teve plena condição de ser o primeiro escritor da Bíblia. “Então disse o Senhor a Moisés: Escreve isto para memória num livro...” Êx 17.14.

Em se tratando da autoridade da bíblia, a autoria divina é o fundamento e a garantia de sua autoridade. “Deus não e homem para que minta...”. O Eterno não mente e não falha. Quando ele diz, faz; quando ele promete, cumpre. O cumprimento da bíblia demonstra a sua autoridade. A bíblia é o único livro em que milhares de profecias se cumpriram e estão a se cumprir literalmente. A história confirma a bíblia, pois, centenas de fatos e eventos bíblicos têm sido confirmados pela história secular. E a verdadeira ciência também confirma a bíblia. 

A bíblia é a inerrante e infalível Palavra de Deus. Sua correção, autoridade e infalibilidade decorrem de sua divina inspiração. Ainda que os ateístas ou materialistas, de forma grosseira invistam contra o Santo Livro, este permanece inabalável em seu conteúdo, revelado e inspirado pelo Eterno Deus.

Moisés Duarte

Compartilhar Google Plus

Autor MOISÉS DUARTE

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 Comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO, E E-MAIL, QUE SEMPRE QUE POSSÍVEL EU RETORNAREI A SUA MENSAGEM. QUE DEUS TE ABENÇOE

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial