A IDENTIDADE DO ESPÍRITO SANTO

Quem é o Espírito Santo? De acordo com as Sagradas Escrituras, Ele não é uma força impessoal, nem uma influência, como alguns afirmam. Ele é uma das pessoas da trindade como já vimos. Sua divindade é incontestável. Quando recebemos a Jesus Cristo na fé, Ele nos dá o seu Espírito como selo. João Wesley nos explica porque o ministério do Espírito Santo é tão importante na nossa vida: “Sem o Espírito de Deus não podemos fazer nada, a não ser acrescentar pecado sobre pecado”. A Bíblia nos revela o Espírito Santo como uma pessoa e, atuando como um ser divino em toda ela.

O Espírito Santo possui capacidade completa para interagir como uma pessoa: fala (At 13.2; 1Tm 4.1); direciona (At 15.28; 16.6,7); revela (At 20.23; 1Co 2.10); ensina (Jo 14.25; 1Co 2.13); testifica (Rm 8.16; Hb 10.15). Ainda: Ele tem mente (Rm 8.27); tem sentimentos (Ef 4.30); tem vontade (1Co 12.11).

Da mesma maneira que Jesus também é Deus, o Espírito Santo também o é. Ele não é apenas uma influência ou uma força de Deus, como muitos insistem em dizer. 

Além de ser uma pessoa completa e perfeita, ele é divino. Não é sem razão que o identificamos, teologicamente, como a terceira pessoa da Trindade. O Espírito Santo possui os mesmos atributos divino de Jesus e do Pai: Onisciência (1Co 2.10); onipresença (Sl 139.9); onipotência (Rm 15.19). Ele também é: criador (Jó 33.14); eterno (Hb 9.14); santo (1Jo 2.20); salvador (1Pe. 1.2).

O Espírito Santo é o nosso Consolador, Mestre e Amigo. É Ele quem nos ensina a obedecer a Cristo. Desperta em nossas vidas o desejo de testemunhar de Cristo às pessoas. Para isso, se faz necessário que sejamos sensíveis à ele e sempre o obedeçamos. Somente assim, seremos em tudo, vitoriosos.

O ministério do Espírito Santo é levar o impenitente ao Salvador e torna-lo parecido com Ele” 
J. Blanchard.


M.D.      
Compartilhar Google Plus

Autor MOISÉS DUARTE

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 Comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO, E E-MAIL, QUE SEMPRE QUE POSSÍVEL EU RETORNAREI A SUA MENSAGEM. QUE DEUS TE ABENÇOE

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial