A SANTÍSSIMA TRINDADE: UM SÓ DEUS EM TRÊS PESSOAS

Para compreendermos a Santíssima Trindade, precisamos, da revelação divina contida nas Sagradas Escrituras. Não se trata de algo que possamos compreender pelo entendimento humano e natural. Nossa mente humana jamais terá a capacidade de explicar de maneira adequada o que é a Santíssima Trindade. No entanto, com o auxílio do Espírito Santo, temos a revelação necessária para aceitarmos a beleza dessa verdade.

Esta, trata-se, portanto, de uma das verdades mais cruciais do pensamento cristão. Como podemos conciliar o monoteísmo do Antigo Testamento “Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR” Dt 6.4, com a divindade de cada pessoa da Trindade?

Essa é uma doutrina segundo a qual a Divindade, embora uma em essência, subsiste eternamente em três pessoas, estas, iguais na substancia e nos atributos morais. Apesar de não encontrarmos o termo “Trindade” na bíblia, fato pelo qual algumas seitas rejeitam essa ideia de um Deus Trino, as evidencias que atestam tal doutrina, podem ser vistas tanto no Novo quanto no Velho Testamento de maneira incontestável.

O termo “Trindade” foi mencionado pela primeira vez por Teófilo, em sua forma grega, e por Tertuliano, em sua forma latina. Atanásio, no credo em que elaborou assim declara: “Adoramos um Deus em trindade, e a trindade em unidade, sem confundir as pessoas, sem separar a substância”.

É algo comum ouvirmos representantes de seitas antitrinitarianas que a doutrina da Trindade se originou de maneira pagã, ou mesmo que a Bíblia não cita em parte alguma a palavra “Trindade”. Já no Antigo Testamento podemos encontrar referências acerca da Trindade: “E disse Deus: Façamos o homem...” Gn 1.26; “Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal...” 3.22; “E o SENHOR disse: Es que o povo é um, todos têm uma mesma língua... Eia desçamos e confundamos ali...” 11.6, 7; “A quem enviarei, e quem há de ir por nós?” Is 6.8.

A Trindade esteve presente na criação do universo, pois, se levarmos em consideração que a palavra hebraica ‘elohim’ trata-se de um substantivo plural, logo, encontrava-se ativa na criação. A trindade também está presente na expectativa messiânica dos hebreus – Sl 110. 1,4, onde o texto mostra de maneira clara o Pai se referindo ao seu Filho – Jesus Cristo. E no Novo Testamento ainda há muitas outras passagens que relatam acerca da Trindade: (Lc 24.49; Rm 1.1-4; 5.1-5; 14.17, 18; 15.16, 30; 1 Co 6.11; 2 Co 1.20, 21; Gl 3.11-14; Ef 1.17; 2.18-22; 3.3-7, 14-17; 1 Ts 5.18).

Cada uma dessas Pessoas é chamada individualmente de Deus e Senhor. O Deus do cristianismo é um (Gl 3.20), mas as Escrituras ensinam também que o Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus. A Bíblia aplica o nome “Deus” ao Pai sozinho (Fp 2.11), da mesma forma ao Filho (Jo 1.1) e ao Espírito Santo (At 5.3, 4); e, na maioria das vezes, com referência à Trindade (Dt 6.4). Isso também ocorre com o Tetragrama (as quatro consoantes do nome divino YHWH), que se aplica ao Pai sozinho (Sl 110.1), ao Filho (Is 40.3; Mt 3.3) e ao Espírito Santo (Ez 8.1,3).” (Ezequias Soares – A Razão da nossa Fé – CPAD).

No Novo Testamento encontramos a Trindade no batismo de Jesus - Mt 3. 16,17; no ministério de Jesus - Lc 4. 18,19; na ressureição - Mt 28. 19; e na vida da igreja primitiva - At 1. 1,2; 5. 32; 10. 38.

Há alguns ensinos distorcidos acerca da Trindade Divina que podemos aqui mencionar. O que dizer dos unicistas, que creem que Deus é uma única pessoa que se apresenta em diferentes faces de acordo com os tempos. Por exemplo, declaram que Deus se mostrou como Pai (criador), como Filho (na pessoa de Jesus) e como Espírito Santo (consolador). 

A Igreja Voz da Verdade que segue a teologia unicista em sua declaração de fé afirma: 
Cremos num único Deus, e este Deus é PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. Cremos nos ministérios de um único Deus: como Pai (Criador), como Filho(Redentor Salvador, Intercessor),como Espírito Santo (Consolador e nos guia a toda verdade). Combatemos a idéia de que existem 3 deuses distintos, um ao lado do outro conversando entre si, isto é triteísmo, e a Bíblia fala num só Deus. O Deus de Israel. Cremos que este Deus é Espírito e só podemos ver Deus na face de Jesus.
Cremos que toda a plenitude de Deus está em Jesus. Jesus é o visível do Deus invisível.”
http://www.vozdaverdade.com.br/nossahistoria/emquemcremos.htm

A Igreja Cristã Brustand prega que: 
“Deus, Jesus e o Espírito Santo não são o mesmo ser. A própria natureza de ser um pai e um filho significa que eles são dois seres separados. Jesus diz em João 10:30, "Eu e Meu Pai somos um." Há vários outros versículos da Bíblia que se referem a Jesus sendo um com Deus. Como pode ser verdade que ambos estes três são um, mas que eles são seres separados? A "união" aqui mencionada refere-se a uma união de vontade, do desejo, e de propósito, em vez de uma união do ser. O Pai, o Filho e o Espírito Santo têm um objetivo comum, um propósito comum e um desejo compartilhado para o bem. A doutrina da Trindade não é realmente encontrado na Bíblia”
http://www.brunstad.org/pt/entendimento/a-santissima-trindade-e-biblicamente-correto.

Para as Testemunhas de Jeová a Trindade é negada em praticamente todos os seus escritos, e muitas das vezes com termos injuriosos. Charles Taze Russell em seu Livro “Seja Deus Verdadeiro” declara que “A origem da doutrina da ‘trindade’ remonta ao antigos babilônicos e egípcios, e a outros mitologistas antigos. A conclusão óbvia, portanto é que satanás deu origem à doutrina da ‘trindade’”. Pág. 81. A doutrina da Trindade é sempre grosseiramente deturpada e incorretamente formulada pelas Testemunhas de Jeová.

Diante do que foi explanado podemos crer que a doutrina da Santíssima Trindade é de fato uma verdade. Verdade consoladora, pois, ensina-nos que, com a ascensão de jesus, não ficamos órfãos. Ele rogou e o Pai nos enviou o Espírito Santo para nos consolar. Quanto consolo! Embora não simples de compreender, contamos com o auxílio do Espírito Santo, na compreensão e fé neste assunto.

M.D.
Compartilhar Google Plus

Autor MOISÉS DUARTE

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 Comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO, E E-MAIL, QUE SEMPRE QUE POSSÍVEL EU RETORNAREI A SUA MENSAGEM. QUE DEUS TE ABENÇOE

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial