O PASTOR QUE NUNCA NOS FALTA

Salmos 23

Este salmo foi escrito na visão e perspectiva de um pastor de ovelhas. Como tal, Davi conhecia as implicações e realidades desse trabalho.
Ele olha para Deus e vê que assim como ele lidava com suas ovelhas, era também cuidado e tratado por Deus que era o seu Pastor.
Ele apresenta realidades do seu cotidiano e as aplica ao contexto espiritual. Deus cuida de Suas ovelhas de forma especial. Ele continua e sempre será o nosso Pastor.
Portanto, temos a certeza de Sua presença plena em nossas vidas cuidando de nós. Ele tem conosco uma relação pessoal: “meu pastor”. Ele conhece e chama pelo nome as Suas ovelhas – Jo 10.3. Ele nos conhece pessoalmente – Jo 10.27,28. Isto é relacionamento pessoal.
O SENHOR é meu pastor. Se o Senhor for de fato o nosso pastor, seremos obedientes à Sua voz. Jesus é o Grande Pastor – Hb 13.20; Ele é o Bom Pastor – Jo 10.11; o Pastor que dá a vida pelas Suas ovelhas.

Quando temos o Senhor como Pastor, podemos ser a Sua ovelha experimentando a vida abundante garantida por Ele.

O SENHOR é o Pastor que:

1. PASTOR QUE PROVÊ / SUPRE – Sl 34.9,10; 84,11. Nada me faltará. O Senhor supre as necessidades de Suas ovelhas. NADA. Não somente bênçãos, mas também provações. Somos sujeitos a sofrer. Porém, Ele nunca nos deixa sozinhos ou desemparados.
2. PASTOR QUE DÁ DESCANSO – Me faz deitar em pastos verdejantes. Descanso à nossa alma cansada. Nele temos descanso e alívio. 
3. PASTOR QUE GUIA – À águas tranquilas de frescor e descanso em meio aos desertos da vida. Jo 4.14; 7.37-39. Ele é a fonte de águas vivas. Da água que Ele dá não voltamos a ter sede.
4. PASTOR QUE DÁ REFRIGÉRIO – Refrigera a minha alma. A paz interior, verdadeira paz.
5. PASTOR QUE DÁ DIREÇÃO – Pelas veredas da justiça por amor ao Seu nome. Não tendo motivo para tropeçar ou cair.
6. PASTOR QUE DÁ PROTEÇÃO – Com Ele temos passagem segura pelo vale da sombra e da morte. As ravinas infestadas de feras, profundas, pedregosas, assustadoras, perigosas e escuras, tão comuns na palestina. Mas, o Pastor dá proteção a cada uma de suas ovelhas.
7. PASTOR QUE DÁ SEGURANÇA / CONVICÇÃO – Nao tememos o mal por conta da companhia, vigilância e proteção do Senhor.
8. PASTOR QUE CONSOLA – As ovelhas são consoladas pela vara e pelo cajado do Pastor. (os dois únicos instrumentos usados pelos pastores – o porrete para defender o rebanho dos inimigos e o cajado, para ajudar e resgatar as ovelhas). Cajado – muitas vezes como ovelhas nos distanciamos do aprisco e nos afastamos do nosso pastor. Contudo, ele é fiel e nunca nos abandona. Ele virá em busca de Suas ovelhas.
9. PASTOR QUE DÁ SUPRIMENTOS – As ovelhas sentam-se na presença dos inimigos, a uma mesa preparada com alimentos para se banquetear. Elas se alimentam em segurança enquanto o Pastor vigia, luta e protege.
10. PASTOR QUE DÁ UNÇÃO – Sua cabeça é ungida com óleo. Esta prática antecedia os banquetes nos tempos antigos. 
Em certas épocas do ano, grandes nuvens de moscas, mosquitos e outros insetos atacam os rebanhos do pastor. Além disso, as ovelhas doentes de piolhos e carrapatos. Estes insetos atacam especialmente as cabeças das ovelhas, entrando pelas orelhas e nariz. Os resultados vão de irritação, doenças e até mesmo morte. Para proteger as ovelhas, o pastor pegava uma mistura de azeite e ungia a cabeça da ovelha, esfregando o óleo em sua lã e especialmente  em torno de seu nariz, olhos e ouvidos
Há moscas e outros insetos que se alimentam do cérebro das ovelhas, e quando eles entram no cérebro de ovelha através de seus ouvidos, eles começam a comer o seu cérebro causando dor de cabeça intensa levando a ovelha a correr ao redor procurando rochas duras, assim que encontra essas rochas, bate com a cabeça nas pedras para parar a dor. A ovelha bate violentamente com sua cabeça contra as rochas, até ao ponto do crânio que protege o cérebro se quebra.
O fato do pastor ungir a cabeça da ovelha para  afastar os mosquitos e outros insetos para que eles não entrassem nos ouvidos e causar uma infecção no cérebro tem uma conexão espiritual!…
Hoje em dia existem muitos “Mosquitos” que querem entrar  na  nossa mente com distrações, entretenimento, mídia etc …Desvia as pessoas da fé, ficam sem foco. O diabo e suas hostes querem  “infectar-nos” com as coisas deste mundo! 
Eventualmente a pessoa vai ter a dor de cabeça de colher as consequências do pecado e no fim  bater sua “cabeça contra a pedras”, e quebrar a proteção da sua comunhão com Deus.
Quando estamos ungidos com o óleo do Espírito Santo somos capazes de deixar as  pequenas coisas que vêm para irritar-nos e tirar-nos fora do espírito. Vamos manter as  “moscas” e “insetos” distantes e ser saudáveis em nossa vida espiritual, permanecer  na fé e, acima de tudo no espírito.
11. PASTOR QUE DÁ REGOZIJO – As ovelhas não apenas têm alimento em abundância como também fartura de bebida (regozijo).
12. PASTOR QUE TRATA COM BONDADE E MISERICÓRDIA – Bondade do hebraico chesed, bondade, beleza, favor, misericórdia, piedade. Traduzida como beneficência, benignidade, piedade. Misericórdia - Misericórdia Divina é Deus perdoar os pecados, apesar das faltas cometidas pelos pecadores. É a libertação do julgamento.
13. PASTOR QUE DÁ ABRIGO ETERNO – Cumprimento em andamento e será totalmente cumprida para todos que forem habitar com o Senhor para sempre. Ap 21,22. 

O pastor faz tudo quanto pode para cuidar de suas ovelhas, protegendo-as e suprindo suas necessidades. Assim, o Senhor, também é cuidadoso para com as Suas ovelhas.

O resultado destas certezas na vida daqueles que foram lavados e remidos pelo sangue de Cristo, é a alegria completa por pertencer ao rebanho de Cristo. Rebanho esse que está sendo guiado e caminha para os céus!

                                                        M.D.

Compartilhar Google Plus

Autor MOISÉS DUARTE

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 Comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO, E E-MAIL, QUE SEMPRE QUE POSSÍVEL EU RETORNAREI A SUA MENSAGEM. QUE DEUS TE ABENÇOE

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial