Inferno é uma palavra em português que vem do latim infernus e significa lugar inferior. Foi usada por Jerônimo na Vulgata Latina para traduzir no Antigo Testamento do hebraico a palavra Sheol e do grego as palavras Geena, Hades e Tartaroo no Novo Testamento.
É no inferno que se dá a separação eterna dos ímpios de Deus – Mt 13.40-42. O inferno foi preparado para o Diabo e seus anjos – Mt 25.41. É para lá que irão os ímpios após a morte.
Há como visto acima algumas designações para o lugar da eternidade dos que morrerem sem a salvação como: Hades, Sheol, Geena.
Sabemos que alma e espírito humanos são imortais – Mt 10.28; 1Pe 3.4, e partirão para a eternidade após a morte física, basta ler a história do rico e de Lázaro contada por Cristo.
Hades é o equivalente do hebraico Sheol – é o estado intermediário dos mortos sem Cristo. É um lugar de tormento para onde vão os injustos e aguardarão o julgamento final que se dará após o Milênio –Ap 20.11,12.
É um lugar de plena consciência plena – Lc 16.27,28.
Na morte o corpo volta ao pó – Ec 12.7, não será aniquilado, mas ressuscitará – 1Co 15.53, com uma forma imortal – 1Co 15.53, e espiritual – 1Co 15.44,46.
O Hades/Sheol é lugar de angústia, tristeza e lembranças amargas – Lc 16.27,28, e é impossível fugir de lá – Lc 16.26. Também é lugar de soberba – Is 14.11.
No Hades/Sheol não há arrependimento dos que lá se encontram, apenas remorso pelo que o pecado lhe causou, porém não desejará a salvação. O rico não pediu perdão, apenas água para se refrescar – Lc 16.26. Os perdidos em Ap 6.16 não pedirão salvação, mas que os montes e rochedos os escondam do rosto daquEle que está no trono.
Tártaros significa “lugar profundo, abismo” – 2Pe 2.4 É onde estão presos em cadeias parte dos anjos rebeldes – Jd 6.
Geena também designado “Vale de Hinon”, um lugar semelhante a um aterro sanitário onde havia fogo queimando de forma ininterrupta para consumir o lixo produzido pelos moradores de Jerusalém. O termo passou a ser utilizado pelos Judeus para descrever de forma apropriada o inferno ou castigo eterno. É o mesmo que Lago de Fogo.
No geena o fogo nunca se apagará – Mc 9.43; Is 66.24. Será lugar de desprezo eterno, e tormento eterno de dia e de noite – Ap 14.9-12.
Será inaugurado pelo Anticristo e pelo seu Falso-Profeta – Ap 19.20 depois do Milênio. Satanás que fora solto do abismo – Ap 20.1-3 também será lançado no geena depois do Milênio – Ap 20.10.
Em seguida os mortos que estão no Hades/Sheol serão ressuscitados para o Julgamento Final e lançados no Lago de Fogo – Ap 20.11-15, juntamente com o inferno (hades/sheol) e também a morte. Trata-se da segunda morte (o castigo eterno). É nesse sentido que a Bíblia diz: “Horrenda coisa é cair nas mão do Deus vivo” Hb 10.31.
No inferno só é possível ouvir-se dois sons, duas músicas o tempo todo. A primeira chama-se pranto, e a segunda, ranger de dentes. Mt. 22.13.
M.D.
0 Comentários:
Postar um comentário
DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO, E E-MAIL, QUE SEMPRE QUE POSSÍVEL EU RETORNAREI A SUA MENSAGEM. QUE DEUS TE ABENÇOE