Introdução
É absolutamente necessário
conhecermos o que a Bíblia ensina-nos sobre o Espírito Santo. O próprio Cristo
afirmou: “Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus” Mt 22.29.
A REVELAÇÃO DO ESPÍRITO
SANTO NAS ESCRITURAS
Pneumatologia
é o estudo do Espírito Santo quanto à sua divindade, seus atributos, obras e
operações. O termo vem de pneuma (gr.
“o ar”, “o vento”), cognato do verbo pnéo,
“respirar”, “soprar”, “inspirar”. Significa na Bíblia, principalmente o
espírito humano, que, como o vento, é invisível, imaterial, dinâmico. Mas
pneuma (hb. ruach) diz respeito também ao espírito de Deus. “No entanto, quando (ele)
(ekeinos), o Espírito (pneuma) da verdade vier, ele vos guiará
em toda a verdade; porque ele não falará de si mesmo, mas tudo o que ele
ouvir, isso ele dirá;
e vos anunciará as coisas vindouras. Ele (ekeinos)
me glorificará; porque receberá do que é meu, e vo-lo mostrará.” Jo
16. 13,14.
A realidade do Espírito Santo, permeia por toda a
Escritura sagrada, desde o Gênesis até o Apocalipse. Muitos escritores do
Antigo Testamento se referem ao Espírito Santo, e somente três dos livros do
Novo Testamento não se referem de maneira direta a Ele (Filemom, 2ª e 3ª João)
e são livros muito breves.
É bem verdade que Jesus Cristo é o personagem-chave
em todo o plano divino. O próprio Espírito Santo focaliza a atenção em Cristo e
busca glorificá-lo. Isso não significa, porém, que o Espírito Santo seja
desconsiderado nalguma parte da Bíblia, nem que seja tratado como influência
vaga ou imperceptível. Ele é uma pessoa real, com inteligência, sentimento e
vontades.
Divindade
O Espírito Santo não é simplesmente uma influência
ou um poder impessoal. É uma pessoa, assim como Deus e Jesus o são.
O Espírito Santo é chamado Deus e Senhor: Quando
Isaías viu a glória de Deus, afirmou: “Ouvi a voz do Senhor,...vai e dize a
este povo”. O apóstolo Paulo citando esta mesma passagem, afirma: “Bem falou o
espírito Santo a nossos pais pelo profeta Isaías dizendo: Vai a este povo”.
Assim sendo, Paulo identifica o Espírito Santo com Deus.
Ele faz parte da Santíssima Trindade: Ele é
mencionado junto com o Pai e o Filho – Mt 28.19; 2Co 13.13. E a Bíblia afirma
que os três são um – 1Jo 5.7.
Ao Espírito santo, são atribuídas obras exclusivas
da divindade. Ele tomou parte ativa na criação em geral (Sl 104.30), e na
criação do homem (Jó 33.4). Ele inspirou a Palavra de Deus (1Pe 1.11; 2Pe
1.21).
Personalidade
Personalidade é o conjunto de atributos de várias
categorias que caracterizam determinada
pessoa. Em aspecto psíquico, a personalidade consiste de intelecto,
sensibilidade e vontade. Os três também são chamados de inteligência,
afetividade e autodeterminação.
Podemos ver essa triplicidade da personalidade na
pessoa do Espírito santo, a saber:
Intelecto: “Porque qual dos
homens conhece as coisas do homem, senão o espírito do homem que está nele?
Assim também nenhum homem conhece as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.”
1Co 2.11
Sensibilidade: “E não entristeçais o
Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.” Ef
4.30.
Vontade: “Um só e o mesmo
Espírito opera estas coisas, dividindo a cada homem várias vezes
como ele deseja.” 1Co 12.11.
1. O Espírito Santo pensa
"E aquele que sonda os corações
conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos
de acordo com a vontade de Deus." (Romanos 8:27).
A palavra intenção no original grego deriva de “phroneo”, que quer dizer ter propósito, intenção, entendimento; enfim, ter pensamentos, ter uma mente.
2. O Espírito Santo deseja
"Todas essas coisas, porém, são
realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a
cada um, conforme quer." (1 Coríntios 12:11)
3. O Espírito Santo ama
"Recomendo-lhes, irmãos, por
nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que se unam a mim em
minha luta, orando a Deus em meu favor." (Romanos 15:30)
4. O Espírito Santo se alegra
"Mas o fruto do Espírito é amor,
alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e
domínio próprio. Contra essas coisas não há lei." (Gálatas 5:22-23).
O Espírito Santo é uma pessoa alegre, cheia de felicidade. O Espírito Santo não gosta de tristeza, de depressão, de lamentações.
5. O Espírito Santo nos encoraja
"Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e
Galiléia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando
no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo." (Atos 9:31).
6. O Espírito Santo fala
"Portanto, como diz o Espírito
Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, Não endureçais os vossos
corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto." (Hebreus
3:7-8).
Sim, o Espírito Santo fala conosco e não devemos estar atentos a sua voz.
7. O Espírito Santo nos ensina
"As
quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com
as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as
espirituais." (1 Coríntios 2:13).
8. É possível entristecer o Espírito
Santo
"E não entristeçais o
Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção."
(Efésios 4:30).
Primeiramente, fica claro mais uma
vez que o Espírito Santo é uma pessoa. Se fosse apenas uma força ou algo que o
valha, não faria sentido dizer que ele pode ser entristecido.
9. É possível insultar o Espírito
Santo
"Quão mais severo castigo,
julgam vocês, merece aquele que pisou aos pés o Filho de Deus, que profanou o
sangue da aliança pelo qual ele foi santificado, e insultou o Espírito
da graça?" (Hebreus 10:29).
10. O Espírito Santo pode ser
resistido
"Povo rebelde, obstinado de
coração e de ouvidos! Vocês são iguais aos seus antepassados: sempre resistem
ao Espírito Santo!" (Atos 7:51).
O verbo “resistir” aqui é traduzido
do grego “antipipto”, que pode ser traduzido de forma mais severa do que
simplesmente resistir. Essa palavra traz a ideia de oposição, de luta contra o
Espírito Santo.
Atributos Divinos
Um atributo é uma qualidade ou característica
inerente em um ser. Quando nos referimos ao termo “atributo” estamos falando de
algo que também pertence ao Espírito santo. São propriedades qualitativas,
jamais adquiridas ou acrescentadas, mas, pertencentes a Ele eternamente.
Onipotência: O Espírito Santo possui poder próprio. Dele flui
a vida, em suas dimensões e sentidos. Sl 104.30; Ef 3.16; At 1.8. Isso é uma
evidência da deidade do espírito santo.
Onisciência: Ele sabe e conhece todas as coisas 1Co 2.10,11. O
espírito revela àqueles que amam a Deus as infinitas bênçãos preparadas para os
salvos, já nesta vida, e também as do porvir. 1Co 2.9,10. O Espírito Santo é
nesta dispensação, o nosso divino Mestre 1Co 2.13.
Onipresença: “Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde
fugirei da tua presença? Sl 139.7. O Espírito Santo está presente em todo
lugar.
Eternidade: Ele é eterno em sua existência, sem princípio,
sem fim e sem limitação de tempo - Hb 9.14. Quando todas as coisas foram
formadas no princípio Ele já estava lá – Gn 1.1,2.
O ESPÍRITO SANTO E JESUS CRISTO
Através dos séculos, o Espírito Santo renovou e
vivificou, a promessa de Deus de enviar o Salvador. Também atuou ativamente na
encarnação de Jesus – Lc 1.35; Mt 1.20. Ele guardou, por meio de uma divina
revelação, a vida de Jesus quando Herodes intentava matá-lo – Mt 2.12. Revelou
a Simeão que Jesus era o Messias prometido – Lc 2.25-29.
Pericorese
Uma terminologia bem desconhecida no meio
evangélico, porém, de suma importância, revela a relação intratrinitariana do
Pai, do Filho e do Espírito santo, ou seja, a relação de habitação das três
pessoas uma na outra. Jo 14.10; 17.5. A intimidade entre o Filho e o espírito é
eterna.
“Ele me glorificará”
O Espirito Santo, apesar de transmitir a adoração
ao Filho (Jo 16.14), também é digno de nossa adoração, afinal de contas, ele
também é Deus em as totalidade. O próprio pai também glorifica o Filho (Jo
17.5), não há uma distinção hierárquica tal qual nós meros seres finitos e
limitados temos entre nós. Os três são um único Deus em pessoas distintas
dignos de receber nossa adoração e orações. Não faria sentido afirmarmos que o
espírito santo não deve ser adorado, pois, assim estaríamos o relegando a uma
categoria inferior à divindade santa.
Consubstancial com o Filho
Ou seja, da mesma substância. Cristo disse que o
Pai ‘vos dará outro Consolador”. Estava afirmando assim, que o “outro” seria
alguém da mesma substância, espécie e qualidade. Deixa ele claro que tudo que
se pode afirmar a respeito de sua própria natureza também o é possível fazer em
relação ao Espírito Santo.
O ESPÍRITO AGE NO MUNDO E NO SER HUMANO
No Mundo
Muito antes da criação do homem, e mesmo antes que
existisse mundo o Espírito santo já existia eternamente. “E a terra era sem forma
e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo. E o Espírito
de Deus se movia sobre a face das águas.” Gn 1.2. o Espírito é o provedor e
sustentador da natureza: “E pelo Seu Espírito ornou os céus” Jó 26.13.
No plano divino da salvação
Vemos a Trindade operando no processo de salvação
do homem: Deu o Pai deu o Seu Filho unigênito (Jo 3.16). O Filho deu-se a Si
mesmo em sacrifício (Ef 5.2). E o Espírito aplica a salvação na vida do Homem,
no sentido de que, por meio da salvação, haja uma total restauração de todo
dano causado pelo pecado.
Na vida humana
O pecado fez separação entre deus e
o homem (Is 59.2). O Espírito Santo chama o pecador despertando seu espírito,
dando-lhe a certeza da salvação. O espírito do homem, agora então, iluminado,
pode ver a glória de Deus e experimentar a santificação ( 2Co 4.6; Mt 5.8; 2Co
3.18).
Ele faz a sua habitação na vida do
salvo (Jo 14.16,17; Rm 8.9). Testifica de que somos filhos de Deus ((Rm
8.15,16). Opera no processo de santificação do crente. E nesse sentido essa
santificação é de aspecto perfeito e completa “em Cristo”, mediante a fé. Ele
também age como selo e penhor em nossas vidas. Designando assim que somos posse
exclusiva do Senhor, somos propriedades dEle. Age na unção para o serviço (2Co
1.21,22).
CONCLUSÃO
Conservemos, assim, a doutrina
bíblica do Espírito Santo. Que possamos manter-nos com esta chama acesa.
Afinal, somente os avivados pelo Espírito podem declarar: “Ora, vem, senhor
Jesus”!
M.D.
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