O DOM DA PROFECIA
Profecia pode ser definida como “falar na
própria língua sob a inteira unção do Espírito Santo”. Ralph Riggs diz que a
“profecia é a voz através da qual falam a sabedoria e a fé. É a voz do Espírito
Santo”.
Muito embora a profecia em muitos casos
tenha a função preditiva, nem sempre a profecia é predição.
Vale salientar que não existe passagem
alguma no Novo Testamento que indique ser função dos profetas da igreja, a de
servirem como guias, da mesma forma que os profetas dirigiam Israel na
antiguidade. Há exemplos como a profecia de Ágabo, acerca da fome que viria (At
11.28), e quanto ao que iria com Paulo em Jerusalém (At 21.11). Entretanto, ele
não proferiu palavra de direção: o modo de proceder ficou a critério da igreja.
Quanto às providencias a serem tomadas, os discípulos é que decidiram o que
fazer.
O profeta limitou-se a predizer as
tribulações que sobreviriam ao apóstolo em Jerusalém. Quanto aos conselhos para
que Paulo “não subisse a Jerusalém”, precediam de Lucas e dos demais amigos de
Paulo. No entanto, vemos que a decisão de Paulo prevaleceu.
O dom de profecia envolve uma função do
humano e do divino, o finito e o infinito, o imperfeito e o perfeito.
Em algumas pessoas existe uma concepção
falha de que em uma profecia, é somente Deus quem fala. Em alguns casos isto
pode ser verdade. Mas, se o dom da profecia fosse inteiramente uma operação
divina, sem qualquer participação humana, não seria necessária qualquer
instrução quanto ao exercício do mesmo. A inspiração divina não exclui a
participação do homem. O Espírito de Deus é infalível, mas o homem é falível.
Como prova, Paulo instrui: “Os espíritos dos profetas estão sujeitos aos
profetas” (1Co 14.32). É óbvio que o Espírito de Deus não está sujeito ao
homem. Há, porém, a participação do imperfeito espírito humano em uma profecia.
Se não houvesse, não haveria perigo de falhas, sendo necessário assim
julgamento (1Co. 14.29-33).
A profecia
tem por objetivo ministrar verdadeira exortação, edificação e conforto aos
crentes (1Co. 14.3).
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