O LIVRO DE JÓ

 

O livro de Jó é o 18º livro da Bíblia em sua atual organização, possui 42 capítulos, 1.070 versículos, 329 perguntas, 13 mandamentos, 04 predições e 10 mensagens de Deus. O livro contém muitas acusações e contra-acusações entre homens que apresentavam seus argumentos sem consultar a Deus a respeito de quaisquer assuntos. É este o Livro mais antigo de toda a Bíblia, se colocar em ordem cronológica.

 

AUTORIA DE JÓ

 

A autoria do livro de Jó de maneira incontestável é desconhecida. É possível que Jó tenha escrito ao menos partes do livro exceto a parte final onde trata da sua morte. É possível que o livro tenha sido escrito por dois autores – possivelmente Jó e Moisés. Em qualquer um dos casos o livro pode ter sido escrito no período em que Moisés esteve exilado no deserto de Midiã.

 

Não há uma prova definitiva a respeito de quem escreveu o livro, mas alguns detalhes se destacam:

 

Quem quer que tenha sido, recebeu uma revelação de Deus a respeito das cenas e conversas ocorridas no céu conforme cap. 1-2. Assim como Moisés teve a revelação do relato da criação.

 

Moisés e Jó habitaram na vasta extensão desértica do país que vai desde a Arábia-Petra ao Golfo Persa. Por 40 anos, Moisés esteve nessa parte do mundo apascentando as ovelhas de Jetro, e os dois podem ter sido contemporâneos. O estilo poético não parece ser o de Moisés, mas não exclui a possibilidade de que ele tenha ao menos escrito a parte inicial e final do mesmo.

 

A tradição diz que Moises escreveu este livro; esse pode ter sido o caso por inspiração. Ele pode também ter recebido um registro da parte poética e completado com a parte histórica no início e no fim. O que podemos ter convicção é que se trata de um livro inspirado pelo poder do Espírito Santo.

 

ÉPOCA DO LIVRO

 

A época em que o livro foi escrito com certeza foi antes da instituição da Lei de Moisés, pois não há nele a menor referência à Lei ou a qualquer uma de suas instituições, aos ritos, costumes, cerimônias religiosas ou a qualquer outra ordenança da Lei.

 

As referências à religião que constam nesse livro deixam claro que o conceito que Jó possuía acerca de Deus e da religião se assemelham aos de Abraão, Isaque e Jacó antes da entrega da Lei. Jó era quem oferecia sacrifício em nome de seus filhos, como sendo cabeça da família, da mesma forma que Noé (Gn 8.20), Abraão e outros patriarcas antes da Lei.

 

 Jó viveu 140 anos mais de vida após a sua restauração, assim podemos inferir que Jó tinha cerca de 70 anos de vida quando caiu sobre ele toda a calamidade pela qual passou, visto que Deus o concedeu tudo em dobro. Os 140 anos que Jó após sua tribulação deram-lhe tempo suficiente para trabalhar no seu registro ou mesmo no relato a alguém.

 

TEMA

 

A temática de Jó gira em torno de um tratado a respeito do sofrimento humano e seu propósito e sobre a soberania divina ante a fragilidade humana.

 

DOUTRINAS TRATADAS NO LIVRO

 

No livro de Jó podemos encontrar algumas doutrinas bíblicas:

 

Doutrina de Deus: Os personagens do livro de Jó acreditavam em um ser supremo chamado Elohim referindo-se à santíssima Trindade. Elohim aparece 16 vezes no livro; El, o que é Forte o Todo Poderoso aparece 54 vezes; Eloah, o Deus Vivo, aparece 41 vezes. Deus também é chamado de Jeová 31 vezes (traduzido como SENHOR) e Adonai, uma vez.

 

Doutrina de Satanás: No livro é explicitado satanás como uma pessoa – com nome, atos e planos pessoais para se opor a Deus; satanás é acusador;  Associa-se aos anjos; Aparece diante de Deus; Ronda a terra; Odeia homens bons; Tenta destruir a amizade entre o homem e Deus; É limitado por Deus quando tenta tocar em Seus filhos.

 

Doutrina dos Anjos: no livro podemos ver a realidade de sua existência; adoram a Deus regularmente; Há duas classes: os bons e os maus; Criados antes do homem; residem no céu e são inferiores a Deus.

 

Doutrina do Homem: este foi criado por Deus; Teve uma queda moral e agora é pecador; É mortal; Habita num corpo; Deve encontrar um resgate para que sua alma seja liberta do abismo; Deve conhecer a Deus para ter paz; Pode ser justificado por Deus; Ele morre; Homens ímpios perecerão eternamente; tanto justo como ímpio irão ressurgir.

 

Essas doutrinas de Deus, Satanás, Anjos e Homem estão em perfeita harmonia com afirmações a respeito do mesmo assunto em outras partes da Bíblia. Além dessas doutrinas, podemos encontrar ensinos sobre a Justificação pela fé. Este postulado pode ser encontrado de maneira implícita na pergunta: “Como se justificaria o homem para com Deus?”. Também há citação sobre o glorioso advento do Cristo: “Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra”.

 

CONHECIMENTOS CONTIDOS NO LIVRO

 

No livro de Jó encontramos algumas referências à arte e às ciências:

 

Cosmologia:

Terremotos – 9.5-6

O sol se ergue e se põe – 9.7; 36.32

Sela (fixa) as estrelas em seus cursos – 9.7

Estende os céus – 9.8

Sustenta a terra sobre o nada – 26.7

O céu é como um espelho – 37.18

Fundamentos da terra – 38.4

Oceanos limitados – 38.8-11

Dia e noite – 38.12

Origem do mar – 38.16

Criaturas da terra – 38.39-41

 

Astronomia:

Criação da Ursa, Órion, Sete-Estrelo e as recâmaras do sul – 9.7,8

Estrelas criadas antes da terra – 38.7

Ordenação dos céus – 38.31-33

 

Geografia:

Viagens – 21.29

As quatro direções – 23.8,9

A terra é redonda – 26.10

 

Metereologia:

Relâmpagos, nuvens, ventos, bom tempo – 37.21-23

Tornados e redemoinhos – 1.16-19; 27.21,21; 36.32,33; 37.1-4

Orvalho – 38.28

Chuva e vapor – 36.27,28; 38.28

Chuva, vapor espalha as nuvens – 36.27-29

Relâmpagos e trovões – 37.3-5

Neve e saraiva – 37.6; 38.22

Frio vindo do norte – 37.9

Frio e gelo – 37.10; 38.29

Alvorada – 38.12-14

Luz e escuridão – 38.19,20

Ondas do oceano – 9.8

 

Mineração:

Ouro, prata e outros são tirados da terra – 28.1-5

Mineração de pedras preciosas – 28.6-11,16,18,19

 

Escrita e gravação:

Oh, se minhas palavras fossem gravadas – 19.23,24

Queria que Ele escrevesse a sua acusação contra mim – 31.35,36

 

Artes médicas:

Vocês são médicos sem valor, todos vocês – 14.4; Gn 50.2

 

Música:

Existem referências ao tamboril, harpa, flauta e canções – 21.12; 30.9,31

 

Maneiras de viajar:

Caravanas – 6.15-20

Andar – 9.25

Navios – 9.26

 

Arte militar:

Setas envenenadas – 6.4

Escudos, arcos e outras armas – 15.26; 16.12-14; 20.24

Exércitos – 19.12

Cavalos – 39.19-25

 

Profundamente refletivo Jó foi um exímio teólogo de raríssimos pensadores. Sempre estava buscando aprofundar-se no conhecimento divino. Como vimos, o seu livro traz ensinos dos mais profundos sobre a vida cristã em geral. A teologia de Jó é de uma singular e impressionante sublimidade. Quanto ao seu estilo literário o livro é de natureza poética.

 

                                                                       M.D.

Compartilhar Google Plus

Autor MOISÉS DUARTE

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 Comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO, E E-MAIL, QUE SEMPRE QUE POSSÍVEL EU RETORNAREI A SUA MENSAGEM. QUE DEUS TE ABENÇOE

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial