Qual a importância da religião para a humanidade?

O ser humano foi criado dotado de corpo, alma e espírito. Assim sendo, por ter espirito, sua natureza o convida incessantemente a ter uma comunhão autentica com Deus. Embora muitos não dirijam esta comunhão ao verdadeiro Deus.

Na necessidade de preencher o vácuo interior pela ausência de deus, surge a religião, como uma tentativa do homem de religar-se à Deus. Tal qual o significado da palavra, originado do latim religio, que significa “religar”.

A religião, portanto, é o culto prestado a uma divindade; um sistema de crenças e práticas relativas a coisas sagradas que inclui as formas e os rituais de adoração, a doutrina e preceitos éticos. Quem tem religião acredita em algum tipo de força sobrenatural (Deus, deuses, espíritos, etc.) A religiosidade é algo comum à todos os homens, não importando a sua origem.

A religião é um ponto importante no que diz respeito ao preenchimento de lacunas interiores do ser humano, que muitas vezes o prejudica no desenvolvimento social, humano e também psicológico.

O ato de “religar” o homem a alguma crença, na qual ele (ser humano) deposita a sua fé, se caracteriza como o “preenchimento da lacuna” que separa o homem de Deus, e esta religação traz aspectos de transformação, que conceitua a religião num patamar muito acima que qualquer área ou ciência humana.

Assim, entende-se a religião como uma construção social, necessária á sobrevivência da humanidade. É notório que toda a humanidade sofre, e o sofrimento iguala todas as pessoas em algum momento da vida. Assim, surgem vários meios de se tentar suavizar o sofrimento: projetos sociais; humanização de procedimentos de saúde; amizades; livros de auto-ajuda. Mas, o meio mais eficiente, certamente é a religião.

 É na religião que a humanidade busca o amparo, para suas particularidades comportamentais. É a religião que traz sentidos aos problemas humanos.

Nas situações de agonia vivenciadas pelo homem, faz-se necessário, um norteamento capaz de compensá-la. Este norte o homem encontra na religiosidade.

A Bíblia afirma que a religião pode ser boa: “a religião que Deus, o nosso pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo” Tg 1.27.

Só a religião firmada na Bíblia é boa e fiel. No entanto, não é somente as práticas religiosas que salvam uma pessoa, mas sim, a Graça de Deus que atua por intermédio da fé. Rm 3.27,28.

                                                                                                  M.D.

Compartilhar Google Plus

Autor MOISÉS DUARTE

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 Comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO, E E-MAIL, QUE SEMPRE QUE POSSÍVEL EU RETORNAREI A SUA MENSAGEM. QUE DEUS TE ABENÇOE

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial