A ETERNIDADE DOS SALVOS

Ao falarmos acerca da eternidade, muitas dúvidas pairam sobre a nossa limitada compreensão humana. Questionamentos os quais muitos não teremos respostas nesta limitada vida, apenas na vivencia da eternidade teremos a real compreensão.

Há variadas correntes teológicas quando se trata do estudo escatológico. Não querendo apegar-se a esta ou àquela interpretação, haveremos de discorrer um pouco acerca do destino eterno dos salvos.

Muitas vezes já ouvimos alguém entusiasmadamente pregar acerca do céu e afirmar que vamos morar eternamente nas mansões celestiais, andando eternamente por ruas de ouro e adorando a Deus pelos séculos dos séculos. Não venho discordar de quem assim pensa. Mas, será se realmente este será o “fim” dos salvos na eternidade? De antemão, já quero esclarecer que não defendo nem compactuo com a teologia das testemunha de Jeová acerca do tema em questão.

Vejamos a promessa feita por Cristo em Jo 14.1-3: “... virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais também”.
Nas frases anteriores Cristo afirma que na casa de Sei Pai há muitas moradas. 

A expressão na Casa de Meu Pai, esta casa vem do Grego oikia significando lugar de morada. É o lugar da habitação do Pai, o céu. 2Co 12.1-4; At 1.11; Ef 1.20; Hb 8.1; 9.24. 
Muitas moradas. Moradas que vem do grego mone – habitação, mansões.

No entanto Ele prometeu ir preparar-nos Lugar, do grego topos – um lugar de habitação como uma cidade. Hb 11.16; 13.14. E levar-nos para Ele mesmo.

Mas e todo aquele céu descrito por João? Com ruas de ouro, mar de cristal, paredes de pedras preciosas. Trata-seda Nova Jerusalém. Nesse ponto os antigos céus e a antiga terra já haverão de ter passados. Não se rata ai porém do céu morada de Deus, mas do espaço sideral entre a terra e o céu. Sabemos que estes espaços atualmente são habitados por satanás e suas hostes demoníacas corrompendo-o, além de que há a intervenção humana o poluindo cada dia mais. 

Em Isaías o Senhor promete criar novos céus e uma nova terra. (is 65.17; 66.22). Deus fará existir novos céus renovados e uma terra renovada e isto ocorrerá pós milênio. Portanto os céus que passarão serão os céus atmosféricos, não a morada de Deus.

Em 2Pe 3.10-13 reafirma que os atuais céus passarão e o escritor se utiliza do grego parechomai que significa passar de um estado para o outro. Não é aniquilação, e sim renovação. A terra e os céus voltarão ao seus estados naturais de perfeição original, tal qual eram antes da queda.

Esta passagem de um estado para outro conforme relata o apóstolo se dará com grande estrondo, do grego rhoizedon – um som ligeiro, ilustrando assim a rapidez com que se dará esta renovação. Acrescenta ele que os Elementos se fundirão. Quais são estes elementos portanto? Do grego stoicheion – elementos, rudimentos, princípio. Dá-nos uma referencia aos princípios ou elementos do sistema atual de espíritos malignos, natureza pecadora e caída, e todos os elementos por meio dos quais o homem se corrompe.

Nesta nova terra restaurada não haverá qualquer das mazelas que perturbam os atuais habitantes da terra. Não há de haver, tristeza, pecado, corrupção, fome, sede, doença, morte ou choro, guerras, perversidade ou qualquer resquício de maldade. Será uma terra em estado perfeito tal qual foi o plano divido desde a criação lá no Gênesis. 

E me mostrou a santa cidade, Jerusalém que descia do céu, da parte de Deus” Ap 21.10. esta cidade não será o céu. A cidade preparada desce para a terra para sempre. Lembra da promessa há muitas moradas... vou vos preparar lugar? Ela será a capital de Deus aqui na terra para sempre. No milênio esta cidade pairará nas alturas, acima da Jerusalém terrestre. Mas agora, no estado perfeito, descerá à terra.

Além disto não devemos ignorar outras promessas Bíblicas:

Isaías 9.7 diz que Jesus reinará eternamente no trono de Davi e Seu reino não terá fim (Lc 1.32,33).

Daniel 7.13,14 fala do domínio eterno do Filho do Homem concordando com 2Pe 1.11; Ap 11.15; 22.5.

Ainda em Ezequiel 37. 25-28 vemos a promessa de que Israel habitará eternamente na terra que o Senhor lhes prometeu e que o Tabernáculo de Deus estará entre eles.

Uma coisa é certa, veremos e habitaremos na Nova e Celeste jerusalém, onde as ruas são de ouro, muro de jaspe, rio de cristal, portas de pérolas. Mas a nova terra não será uma cidade fantasma, nela também viveremos uma vida plena de acordo com o plano original de Deus.

Eis o Tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará; eles serão seu povo, e o próprio Deus estará com eles e será seu Deus” Ap 21. 3.


                       M.D.
Compartilhar Google Plus

Autor Moisés Duarte

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 Comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO, E E-MAIL, QUE SEMPRE QUE POSSÍVEL EU RETORNAREI A SUA MENSAGEM. QUE DEUS TE ABENÇOE

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial