SIMBOLOGIA DA IGREJA

Igreja vem do grego ekklésia, significa “chamados para fora”. Originalmente, os cidadãos de uma cidade eram chamados mediante o toque de uma trombeta, que os convocava para se reunirem como assembleia em determinado local, a fim de tratarem de assuntos comunitários.

Da mesma forma, a igreja é um grupo de pessoas chamadas para fora do mundo, para formar um povo seleto, especial, pertencer a Deus e servi-lo.

1Pe 2.9,10; 1Ts 1.9

Em toda a Bíblia existe vários símbolos usados para fazer referência à Igreja. Sobretudo no NT, são empregadas algumas ilustrações, símbolos e metáforas.

O propósito dos símbolos é ajudar a compreender a natureza da igreja e seu relacionamento com Jesus. Precisamos entender que são apenas ilustrações; nossa atenção maior deve estar centrada na pessoa de Cristo como Senhor e Salvador.

EDIFÍCIO DE DEUS - 1Co 3:9 Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.1Pe 2:5 Vocês, também, como pedras vivas, deixem que Deus os use na construção de um templo espiritual ...; “Não sabeis vós que sois o Templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” 1Co 3.16

Somos individualmente um Templo de Deus. Portanto devemos buscar a santificação pessoal.Conforme nos ensina o apóstolo Paulo, a Igreja de Cristo é simbolizadacomo um templo, edificado sobre o fundamento que é Jesus (Ef. 2.20; 1Pe 2.6). Nós, os crentes salvos em Cristo, somos as "pedras vivas" (1Pe 2.5) que estão sendo moldadas constantemente na graça e no conhecimento, pela mensagem de Jesus e os ensinamentos dos apóstolos: "Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina. No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito" (Ef 2.20-22).

Conforme o Novo Testamento nos ensina, a Igreja é a Casa de Deus, tanto de forma individual como coletivamente.

TEMPLO DE DEUS - O apóstolo Paulo nos mostra que os crentes são Templo de Deus, onde habita o Espirito Santo: "Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo." (1Co 3.16,17).

A Igreja não é apenas um lugar, como um novo templo para adorar a Deus, é também um novo grupo de sacerdotes, um "sacerdócio santo", que pode "oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus" (1Pe 2.5).

Nós também somos Casa de Deus: "E esta casa somos nós" (Hb 3.6), com o próprio Jesus sendo considerado o seu "construtor" (Hb 3.3).

Somos individualmente um Templo de Deus e do Espirito Santo que habita em nós. Nosso corpo é templo do Espírito Santo. Por isso, o apóstolo Paulo enfatiza: "[...] não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus" ( 1Co 6.19-20).Portanto, cada pessoa convertida deve buscar a santificação pessoal. E, como templo do Espírito Santo, também desenvolver o Fruto do Espírito em sua vida (Gl 5. 22-23).

O crescimento individual implica crescimento coletivo (Ef 4.15,16).

NAÇÃO SANTA - Separada do mundo e consagrada a Deus. Tendo Abraão como nosso pai na Fé, somos hoje, o Israel de Deus

1Pe 2:9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

CASTIÇAL - Luz do mundo, tem a igreja a missão de resplandecer em meio às trevas espirituais e morais deste mundo. 

Ap 1:20 O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas.

ASSEMBLÉIA UNIVERSAL - Sl 89:7 Deus deve ser em extremo tremendo na Assembleia dos santos e grandemente reverenciado por todos os que o cercam.

REBANHO DE CRISTO - Lc 12:32 Jesus continuou: —Meu pequeno rebanho, não tenha medo! Pois o Pai tem prazer em dar o Reino a vocês.

SACERDÓCIO REAL - Tudo quanto o sacerdote era nos tempos do Velho Testamento, em sua relação com Deus e os homens, o cristão deve ser na sua coletividade e na sua vida individual. 

FAMÍLIA - Sendo filhos por adoção, devemos nos reunir, todos os que a Cristo se entregaram, como a família de Deus. Ef  2.17-22; 

Ef 3:15 do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome,

CORPO DE CRISTO - A Igreja é muito mais do que uma organização, Deus a constituiu como um único Corpo - vivo e ativo. Tal qual o corpo humano, composto de muitas partes diferentes, com várias ramificações e funções distintas, assim é a Igreja, chamada de Corpo de Cristo, no singular (1Co 12.12-27); formada por todos os crentes salvos, verdadeiramente nascidos de novo e tendo Cristo como Cabeça (Ef 1.22,23).

Sabemos que Jesus Cristo subiu ao Céu e reina ao lado do Pai. Entretanto, sua presença se faz sentir entre nós, neste mundo, por meio da Igreja e do seu Espírito Santo derramado sobre ela, para seguir fielmente seus passos.

A Igreja é o Corpo de Cristo

O apóstolo Paulo se refere à Igreja sob a liderança de Jesus Cristo, como Corpo espiritual. Nela há três características importantes:

Unidade - muitos membros, mas um só Corpo;

Diversidade - Membros e funções diferentes integrados;

Mutualidade - Um só Corpo, com muitos membros distintos, mas todos agindo mutuamente para o bem comum (Ef 415,16).

NOIVA - Uma das várias simbologias atribuídas à Igreja na Bíblia é a figura de uma noiva. Na carta aos Efésios, o apóstolo Paulo traça uma comparação entre a relação conjugal e o amor genuíno que precisa haver entre os cônjuges, ao de Cristo por sua Igreja. Vejamos: "Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela" (Ef 5.25).

O texto evidencia o profundo amor do Noivo (Cristo) pela sua Noiva (Igreja), ao ponto até mesmo de ter dado sua vida em favor dela. Por sua vez, as esposas, a quem Paulo se dirige tal como a Noiva (Igreja), também são chamadas a retribuir o seu amor (Mt 6.24; Ef 5.24),

A lealdade e devoção da Igreja.A Igreja figurada como noiva salienta a lealdade, devoção e fidelidade que ela precisa ter por Cristo.

A Bíblia aponta para o amor de Cristo a sua Igreja e sua comunhão com ela, assim como para a união e comunhão que os verdadeiros crentes devem ter com Jesus (Ef 5.24-27).O apóstolo Paulo afirma: "Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus: porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo" (2 Co 11.2). Paulo estava se referindo à glória de Cristo, a qual a Igreja, como sua Noiva, compartilhará na Eternidade.

Como já visto, a Igreja Primitiva aguardava ansiosa o retorno de Cristo. No texto de Efésios Paulo se refere a este momento no qual a Igreja será apresentada a Jesus Cristo, como sua esposa.

Comunhão de Deus com seu povo. A ilustração sobre a Igreja como noiva descreve a comunhão, a Aliança de Deus com seu povo tanto no Antigo, quanto no Novo Testamento. Vimos que o apóstolo Paulo exorta os crentes (a Igreja) a se apresentarem como "uma virgem pura a um marido" -Cristo. Diferente de Israel - nação eleita de Deus, mas que rejeitou o Messias e por isso foi considerada como que a esposa repudiada de Jeová. Contudo, conforme revela a Bíblia, será restaurada no futuro. Tal restauração é comentada por Paulo em Romanos 11.25-32.

A Noiva e o Noivo viverão juntos eternamente.Os verdadeiros crentes devem ser leais a Cristo, fiéis, santos e irrepreensíveis, pois só assim participarão do "casamento" que está por vir, a saber: "As Bodas do Cordeiro" (Ap 19.7; 21.2; 22.17).    


OUTRAS SIMBOLOGIAS

POVO DE DEUS

Tt 2:14 o qual se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda iniqüidade e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.

      1 Pe 2. 9,10

LAVOURA DE DEUS

Co 3:9 Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.

REBANHO DE CRISTO

1Pe 5:2 apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.

Lc 12.32; Jo 10.16; At  20.28,29

COLUNA DA VERDADE

1Tm 3:15 mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.



A beleza da Igreja é indescritível. Todas as imagens e símbolos que estudamos atribuídos a ela mostram a autoridade de Cristo e o alcance de sua obra. A atuação de Cristo assegura que seremos um Corpo bem ajustado (Ef 4.16), uma Noiva pura (Ef 5.26), um edifício indestrutível (1 Co 3.11-14) e um Templo Santo (Ef 2.22). A Igreja só é inabalável, porque permanece unida a Cristo.


                                                            M.D.


Compartilhar Google Plus

Autor MOISÉS DUARTE

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 Comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO, E E-MAIL, QUE SEMPRE QUE POSSÍVEL EU RETORNAREI A SUA MENSAGEM. QUE DEUS TE ABENÇOE

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial