O LAR E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO – EBD JUVENIS

    No mundo globalizado no qual vivemos, a tecnologia tem nos ofertado, cada vez mais, sofisticados meios de comunicação com os mais diversos recursos. No entanto, o que deveria servir de aproximação entre as pessoas, acaba, na maioria das vezes, por distanciá-las mais e mais. Os meios de comunicação têm afetado gravemente a comunicação familiar dentro dos lares. 
    Desde o surgimento da televisão por volta dos anos de 1930, a comunicação em muitos lares tem sido afetada, bem como pela internet e pelos games. Muitos benefícios foram trazidos por todos estes meios de comunicação, entretanto, o seu uso sem o devido controle pode trazer consigo sérios riscos à comunhão familiar.
    O excesso de horas diante da Tv, do computador ou dos games, te3m contribuído para o afastamento entre os membros da família, criando um clima muitas vezes de isolamento entre seus integrantes. Hoje em muitos lares há um aparelho de Tv praticamente em cada cômodo, e enquanto os pais estão assistindo novela os filhos estão em seus quartos vendo filmes e jogando game, ou mesmo na internet. Até mesmo as refeições são feitas de forma separada. Assim sendo a comunicação familiar vai ficando cada vez mais enfraquecida.
    Imaginemos algumas situações comuns nos dias de hoje em muitos lares: o filho deseja mostrar algo para o pai, ou tirar alguma dúvida e o escuta dizer: “Não me incomode, não vê que estou assistindo o jogo?”; ou a filha pedindo ajuda à mãe e ouve: “Espere terminar a minha novela”. Triste, não? Já pensou como é sentir-se menos importante que um jogo ou mesmo um capítulo da novela?
    Segundo pesquisas, em muitos lares, 35% dos horários da refeição são gastos em frente ao aparelho de Tv. Um estudo chegou à conclusão que durante o tempo transcorrido até uma criança chegar até os 14 anos de idade, já terá assistido pelo menos 18.000 assaltos e assassinatos violentos na Tv. Uma criança entre cinco e treze anos vê em média 1.300 assassinatos por ano, de modo que a violência, assaltos e assassinatos não significarão mais como pecado. Assassinatos, ódios, ações e palavras violentas assumem o papel de comportamento normal para elas. A média dos programas para crianças contem 38 atos de violência por hora, e os programas para adultos 20.
    Muitos pais percebem que aquilo que está sendo transmitido pela Tv são desmoralizantes e prejudiciais para seus filhos, no entanto, eles mesmos estão tão famintos pelo pecado que estes programas contêm que frequentemente permitem que seus filhos os assista também, não tendo nenhum poder de controle.
    O tempo demasiado em frente da Tv consome rapidamente o tempo de adoração a Deus pela família, o tempo de uma leitura piedosa, o tempo dos pais brincarem com seus filhos.
     Então seria pecado o uso da  Tv em nossos lares. Não! Mas devemos observas as palavras do apóstolo Paulo: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convém; todas são lícitas, mas nem todas edificam”. Quando o uso da tv rouba-nos tempo valioso de outras coisas mais importantes e desafia os padrões bíblicos do certo e do errado, devemos dar um passo atrás.
    Precisamos agir com sabedoria para tirarmos proveito dessas modernas tecnologias. O lar é uma instituição divida com o propósito de trazer felicidade aos seus membros. Um lar bem estruturado glorifica a Deus. Mas, para que o lar seja bem estruturado, se faz necessário que Cristo seja Senhor absoluto. Nada deve ser mais importante que Cristo. 
   Devemos ter controle sobre o que assistimos e o que acessamos na internet, não permitindo que determinadas coisas afetem nossa santidade com Deus. Quem tem o comando sobre a sua vida? Na sua casa? Cristo ou a mídia?
    Sabemos que a Tv tem destruído a comunicação em muitos lares, entretanto, ainda podemos reverter esta situação. Transforme o conteúdo transmitido em temas de debate e diálogo no círculo familiar. Consulte seus pais e tire dúvidas. É fundamental agirmos com sabedoria e prudência. Leia bons livros, ore, divirta-se com sua família. Não permita que os meios de comunicação roubem seus bons momentos. Os meios de comunicação podem trazer tanto benefícios como malefícios para a sua família, depende de como você decide usá-los.
    O inimigo não é o televisor, mas o mau uso que se faz dele.

                                                                  M.D.

Compartilhar Google Plus

Autor MOISÉS DUARTE

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 Comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO, E E-MAIL, QUE SEMPRE QUE POSSÍVEL EU RETORNAREI A SUA MENSAGEM. QUE DEUS TE ABENÇOE

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial