ADÃO, O PRIMEIRO HOMEM

 Estaremos abordando a temática da Antropologia, que é o estudo do ser humano, de suas características específicas, etc. O termo “antropologia” provém do grego “antrophos” = homem, humanidade, e “logos” = estudo, tratado, conhecimento. Assim sendo a antropologia é o estudo do homem.
   Há varias vertentes de Antropologia, que se dividem de modo geral em: 
  Antropologia Física, que estuda aspectos biológicos do ser humano, sua origem, suas semelhanças, raças e etnias, sua reprodução, genética, seu corpo e habitat.
   Antropologia Cultural, que estuda o comportamento humano, sua vida social, cultura, leis, costumes, linguagem, religiões, arte e a moral.
   Antropologia filosófica, que reflete sobre o ser humano, sentido, destino e lugar no mundo.
   Antropologia teológica, que reflete sobre o ser humano à luz das Escrituras. Estuda o ser humano tomando Deus por referência fundamental. A esta vertente daremos ênfase durante este estudo.
   O principal fundamento da doutrina bíblica do homem encontra-se nas Escrituras Sagradas, que é a fidedigna Constituição e infalível regra de fé e prática do povo de Deus nesta Terra.
   Qualquer outro documento é considerado apenas um tratado ordinário, passível de alteração ao longo do tempo, e que deve estar estritamente balizado na Palavra de Deus.

DE ONDE VEM O HOMEM?
   O homem não foi criado por uma mera casualidade. Fomos trazidos à existência como resultado de um desígnio eterno do Deus Trino. Uma das questões que os homens vêm tentando responder ao longo dos séculos é: Como tundo começou? A Bíblia nos esclarece que Deus criou todas as coisas (At 14.15), quer visíveis ou invisíveis (Cl1.16). e como Criador Ele deve ser adorado (Ap 4.11). São néscios aqueles que não admitem e negam a existência de um Deus Criador e Dominador de tudo (Sl 14.1).
   Para nós que estamos em Cristo prevalece os escritos aos Hebreus 11.3: “Pela fé entendemos que os mundos pela Palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente”.
   Na verdade, o primeiro homem não foi criado, mas, sim, formado (Gn.2:7). Toda a criação de Deus teve como matéria prima o “nada”, mas para formar o homem, Deus usou de algo já existente: 
   O pó da superfície da Terra (Gn.2:7).
   Essa criatura é diferente de tudo que Deus criou - Ele foi formado à imagem de Deus, conforme a Sua semelhança (Gn.1:26), tendo semelhança geral com Ele, mas não sendo uma cópia exata.
   À base dessa imagem, podiam comunicar-se com Deus, ter comunhão com Ele e expressar de modo incomparável o seu amor, glória e santidade. Enfim, Deus criou o homem para que tivesse autoconsciência, autodeterminação e santidade interior (Ec.7:29; Ef.4:24; Cl.3:10). 
   “Vede, isto tão-somente achei: que Deus fez o homem reto, mas ele buscou muitas invenções” (Ec.7:29).
   Ao longo dos anos a ciência vem tentando respostas acerca da origem do homem, com isso, desenvolveram-se diferentes concepções míticas, religiosas, filosóficas e científicas acerca do tema em questão. As mais conhecidas dentre estas concepções errôneas é a teoria do evolucionismo e a teoria do Big-Bang. A Palavra de Deus deixa bem claro que não possibilidade que o ser humano como também milhares de outras espécies sejam resultantes de um processo evolutivo.
   Deus é o criador do homem e preocupa-se com a sua criação (At 17.24-28). “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa imagem e semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou;...” (Gn 1.26,27).
   Forma Deus o homem com planejamento, colocando em seu ser tudo o necessário. O homem foi formado diferente das outras criaturas inferiores. No que se refere aos peixes, as aves e aos animais, lemos que Deus os criou cada um segundo a sua espécie. Porém, o homem, foi de maneira diferente. Em relação e ele, Deus disse: “façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gn 2.26).
   Do pó da terra foi formado o homem. Foi a matéria prima que Deus escolheu para modelar o homem. Pois, do pó da terra viemos, e para lá tornaremos e dela nos alimentamos. Após modelar um boneco com o pó da terra, Deus sopra em suas narinas o fazendo alma vivente (Gn 2.7).
   O criador nos dispensou cuidados paternos, pois, embora formados do pó da terra, nos concedeu alma imortal, que um dia, retornará a Ele (Ec 12.7; 1Ts 5.23).
   Quando Deus criou os animas, os peixes as estrelas, o sol e a lua, Deus utilizou o verbo, a palavra, para criar tudo no universo infinito e na terra; exemplo: “E disse Deus haja luz. E disse Deus haja um firmamento no meio das águas. E Disse Deus haja luminares no firmamento do céu (Gn.1:3,7,14); mas, na criação do homem Deus utilizou de material já existente para fazer o corpo físico – o pó da terra -, e, na parte espiritual, soprou em suas narinas, e o homem tornou-se alma vivente” (Gn.2:7).
   O Homem foi criado superior aos outros seres vivos. Quando Deus criou o homem, ele já havia criado todos os outros seres vivos, as plantas, os peixes, os animais, e por isso Deus fez o homem superior a tudo o que existia até então, e os deu ao homem, e disse: “dominai sobre os peixes do mar, sobre todas as aves do céu, e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra” (Gn.1:28).
   O homem desde a sua criação é superior a tudo na terra; entre o homem e as demais criaturas existem uma grande diferença: o homem possui um nível muito elevado intelectual, moral e espiritual (Gn.1:31, 2:19,20, Salmo 8:4-8).

CONSTITUIÇÃO DO CORPO HUMANO
   Cientificamente o homem é constituído por células microscópicas e são agrupadas e que formam os tecidos, os musculares, nervosos, etc.
   Impossível um ser com tamanha complexidade ser fruto do acaso. O corpo humano possui:
   206 ossos na sua fase adulta; mais de 100 articulações; 650 músculos; 100.000 Km de veias, isto é, cerca de duas voltas e meia em torno da terra; 400 papilas gustativas na língua; 20 mil pelos nos ouvidos para as diferentes tonalidades de sons; 30 Kg de pressão na mandíbula; 10 mil nervos e terminações; 3.500 poros de suor para cada 2,5 cm2 de pele; 20 milhões de poros que absorvem o alimento ao longo do intestino; 300 milhões de alvéolos nos pulmões que inspiram 10.800 litros de ar por dia; 13 bilhões de células nervosas; um sistema nervoso que transmite ao cérebro qualquer sabor, som, cheiro, toque ou visão; um coração que bate 4.200 vezes por hora e bombeia o equivalente a 10 toneladas de sangue por dia. E tudo funciona na mais perfeita harmonia.
   É difícil acreditar que o sistema óptico, com os seus filamentos nervosos que conduzem os sinais do olho ao cérebro, convertendo impulsos luminosos em imagens que a mente consciente possa compreender, seja resultado de uma mera evolução natural.
   A ciência mostra-nos que existe no corpo humano, muitos dos elementos que também são encontrados na crosta terrestre, evidenciando a compatibilidade do homem com sua matéria prima:
   Oxigênio em cerca de 65% da massa corporal total; Carbono corresponde a 19% da massa corporal total; Hidrogênio, forma cerca de 10% da massa corporal do corpo humano e o Nitrogênio corresponde a cerca de 3% desta massa; Cálcio, está em cerca de 1,5% da massa corpórea; Fósforo faz parte da composição do DNA; Potássio atua principalmente nos impulsos neuromusculares; Enxofre compõe proteínas como a insulina; Cloro e Sódio, juntos, forma o sal. Não deixam faltar e nem sobrar água nos tecidos do organismo; Magnésio é um dos componentes essencial para a vida, pois controla 18 outros minerais e participa de cerca de 300 funções bioquímicas e metabólicas; Metais – 0,009% - 6 Gramas. Ferro, Zinco, Cobre... O corpo usa sete deles para funcionar. Ferro e o zinco são os mais abundantes.

A TRICOTOMIA HUMANA
E todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda do nosso Senhor Jesus Cristo” 1Ts 5.23.
   Cremos na constituição tricotômica do ser humano: Corpo, alma e espírito.
   Primeiro Deus forma o corpo do homem (parte física material, o Corpo)
   Segundo Deus sopra em suas narinas colocando o Espírito dentro do homem (a parte espiritual de relacionamento com o Criador, o espírito)
   Terceiro Deus pôs nele a alma, sede dos sentimentos (parte espiritual emocional, a Alma)
   O corpo foi feito para glorificar a Deus. “A glória de Deus é o homem feito à sua imagem, e a glória do homem é a mulher.” 1Ts 11.7b; é para a santificação e honra e não para a imundície - 1Co 6.18-20; veio do pó e para lá há de retornar – Ec 12.7; na ressurreição será de uma matéria incorruptível – Fp 3,21.
   Nosso corpo deve ser Tabernáculo de Deus: “Sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus” 2Co 5.1.
   Também deve ser Santuário de Deus: “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?” 1Co 6.19.

IMAGO DEI
   Imago Dei é uma expressão latina que significa imagem de Deus. O homem após a queda perdeu esta Imago Dei? Em Gênesis 9.6 podemos vê que o homem não perdeu totalmente a imagem de Deus, porém, a mesma ficou desfigurada pelo pecado. “Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração; E o SENHOR aspirou o suave cheiro e disse consigo mesmo: Não tornarei a amaldiçoar a terra por causa do homem, porque é mau o desígnio íntimo do homem desde a sua mocidade; nem tornarei a ferir todo vivente, como fiz.” Gn 6.5; 8.21.
   O pecado e a queda macularam a imagem de Deus no homem, mas, ainda assim, ele é a imagem de Deus. O homem em Cristo recupera sua imagem original. 1Co 15:49 “E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial.

CONCLUSÃO
   Em meio a tantas teorias e mentiras acerca da criação do homem, afirmemos a cada dia que Deus criou o homem à sua imagem e semelhança. Não somos produto de um mero processo evolutivo, mas de um ato voluntário e criativo de Deus!

M.D.






Compartilhar Google Plus

Autor MOISÉS DUARTE

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 Comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO, E E-MAIL, QUE SEMPRE QUE POSSÍVEL EU RETORNAREI A SUA MENSAGEM. QUE DEUS TE ABENÇOE

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial