O HOMEM DO PECADO


Estaremos desta feita abordando acerca do homem do pecado, mais conhecido como o anticristo. Esse será o ser humano mais terrível e mau que já houve na face da terra, não se comparando a homens que são tidos como terríveis até os dias de hoje.


A palavra “anticristo” só é mencionada na Bíblia em 1 e 2 João. Através de um jogo gramatical (singular e plural), o apóstolo faz distinção entre o “anticristo” (referindo-se ao governante mundial no tempo da Grande Tribulação), e “anticristos”, (aqueles que antecedem em seus ensinos o ministério do Ditador Mundial — 1 Jo 4.3). O prefixo “anti” tem o sentido básico de “em lugar de”, “oposto a” ou “semelhante a”, mas na epístola de João significa “contrário a”. Porém, o texto de 2 Tessalonicenses 2.4, conjuga dois sentidos: o de “contrário a”: “... o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus...”, e o de “semelhante a”, pois afirma que ele : “... se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus”.

Em 1Jo 2.18 podemos vê que mesmo o anticristo não tenha ainda se revelado(só se dará isto após o arrebatamento da Igreja - 2Ts 2.6,7), o espírito dela já opera neste mundo desde o primeiro século na época apostólica segundo escreve João. Anticristo não é somente aqueles que vemos surgir dizendo-se ser o “cristo filho de Deus”, que veio completar a obra que ficou incompleta entre outras coisas. Como já vimos, “anti” são aqueles que se opõem a Cristo. Muitos anticristos já havia na época dos apóstolos, mas com certeza eles não se declaravam ser o Messias, mas então, quem eram ele? Os Falsos mestres, que apresentavam doutrinas contrárias ao Evangelho de Cristo e que os apóstolos tanto combateram. Portanto, todos aqueles que surgem, pregando um evangelho distorcido da mensagem da cruz (1Co 1.23-31) enquada-se como anticristo pois, está fazendo oposição ao verdadeiro Evangelho -  1Jo 2.18-29.

O anticristo ou homem do pecado no texto de 2 Tessalonicenses 2.3 é uma referência ao homem que assumirá o comando da política mundial (Ap 13.7) depois do arrebatamento da Igreja. Como este evento é para nós iminente, é bem possível que este homem já esteja neste mundo. Isso porque o aparecimento do homem do pecado é segundo a eficácia de Satanás (2Ts 2.9), o mesmo quem vem atuando na terra, seduzindo os homens à rebelião contra Deus desde o início dos tempos. Mas uma questão necessita ser esclarecida: esta pessoa já foi predestinada para ser o anticristo ou se tornará o homem do pecado por sua própria escolha?

O caso de Judas nos ajuda a entender esta questão. Afinal, judas já nasceu traidor? Analisando à luz das Escrituras vemos que tanto a profecia escatológica a respeito do anticristo como a relacionada com Judas, apontam a quem escolhe, livremente, o caminho do mal. Judas não foi uma “predestinado a traidor”, pois isso contraria as Escrituras. Se Deus criou seres dotados de livre-arbítrio, por que faria alguém nascer programado a cumprir uma missão do mal e já destinado à condenação, sem a chance de arrependimento?

Judas se tornou o traidor porque ele “se desviou” (Sl 55.13-15; At 1.25; Jo 17.12). A mesma prerrogativa se aplica ao homem do pecado, um homem que não nascerá predestinado para ser o inimigo de Cristo, mas se tornará o homem do pecado por escolha própria, assim como Judas escolheu o erro. Assim também esse tal terá a chance de escolha, mas se deixará seduzir por satanás e se tornará o homem do pecado.

Paulo também não nasceu um anticristo, mas se tornou um inimigo de Cristo, para o qual Jesus disse: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” Embora, antes de se converter, Paulo fosse um anticristo, ele se arrependeu de seus pecados, ao contrário de Judas. 1 João 2.18: “Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos...”. Vejamos: “muitos se têm feito anticristos”, e não “muitos predestinados”.

O anticristo será ser humano e não o diabo encarnado, muito embora suas habilidades e poderes, serão lhe concedidos pelo próprio satanás. Em Ap 13.4, fica claro que é o dragão (satanás) que dará seu poder à besta (anticristo). No homem do pecado, a manifestação dos poderes satânicos será de tal forma qual nunca se viu nem nos maiores bruxos e feiticeiros do mundo! Será um homem real e histórico, contudo, não nos convém a tentativa de identificá-lo, pois, tudo não passará de especulações sem nexo. Afinal, nossa esperança é de não vê-lo, mas sim a Cristo.

A Bíblia o descreve com vários nomes que revelam a natureza sombria de seu caráter. Seus nomes são: 
• O Anticristo (1 Jo 2.18,22); 
• A besta que sobe do abismo (Ap 11.7); 
• A besta que subiu do mar (Ap 13.1); 
• A apostasia (2 Ts 2.3); 
• O homem do pecado (2 Ts 2.3); 
• O filho da perdição (2 Ts 2.3); 
• O iníquo (2 Ts 2.8); 
• O mentiroso (1 Jo 2.22); 
• Um rei feroz de cara (Dn 8.23); 
• A ponta pequena (Dn 7.8); 
• Um homem vil (Dn 11.21); 
• O príncipe que há de vir (Dn 9.26); 
• A abominação da desolação (Mt 24.15).

Em sua natureza o homem do pecado, ele será habilidoso também como: 
• Intelectual (Dn 7.20); 
• Eloqüente (Dn 7.20); 
• Político (Dn 11.21); 
• Na área comercial (Dn 8.25); 
• Militar (Dn 8.24); 
• Administrador (Dn 8.24); 
• Religioso (2 Ts 2.4).

Enquanto a Bíblia nos apresenta Jesus como “o Justo” (1Jo 2.1), o anticristo é apresentado como “o iníquo” (2Ts 2.8). Veja como o “homem do pecado” (2Ts 2.3) é oposto ao “Santo de Deus” (Mc 1.24).



Cristo
Anticristo
A verdade
A mentira
O Santo
O iníquo
Homem de dores
Homem de pecados
Filho de Deus
Filho de satanás
Mistério de Deus
Mistério da iniquidade
Bom pastor
Pastor inútil
Exaltado nas alturas
Lançado no inferno
Humilha-se a si mesmo
Exalta-se a si mesmo
Desprezado
Admirado
Purifica o templo
Profana o templo
Deu a vida pelas pessoas
Mata as pessoas
O Cordeiro
A besta

A manifestação do Anticristo com todo o poder, e sinais, e prodígios dar-se-á durante o período da Grande Tribulação. Contudo, de acordo com as profecias bíblicas, antes deste período se dará, no cenário religioso, uma apostasia devastadora. Esta palavra nas Escrituras tem vários significados, mas, em suma, todas elas apontam para uma só direção: o desvio da fé. Paulo nos informa que um período de apostasia antecederá a Grande Tribulação e a vinda do Anticristo. Assim escreveu o apóstolo aos crentes de Tessalônica: "Ninguém, de maneira alguma, vos engane, porque não será assim sem que antes venha a apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição" (2 Ts 2.3). A apostasia será a precursora do filho da perdição também aqui na terra. João Batista recebeu de Deus uma missão de vir adiante do Senhor. A ordem divina, a seu respeito, era esta: "Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas" (Mt 3.3). De semelhante modo, o Anticristo também receberá do dragão vermelho a ordem para implantar no mundo uma apostasia sem precedente, chamada de "a operação do erro", a qual "preparará o caminho" tanto para ele, o Anticristo, como para o seu consorte, o falso profeta. Isso culminará na parte final, com a adoração do próprio dragão vermelho (Ap 13.4). Severino Pedro, ARMAGEDOM. 


A palavra grega traduzida como “Besta” é therion, que significa animal feroz. O Apóstolo João o chama de “a Besta que sobe do mar”. Nesta expressão e pela sua descrição temos a possibilidade de podermos avaliar sua crueldade, bem como sua força e poder - sempre lembrando que “mar” ou águas, na Bíblia, fala dos povos, multidões, nações e línguas. (Ap.13:1)
“Cabeça”, sempre fala de capacidade, de liderança, de inteligência, de sabedoria.
“Chifre”, simboliza força, poder destruidor.
“Diademas”, ou coroas, estão ligados à capacidade de governo.

Assim, o “homem do pecado” será um homem especial, profundamente inteligente e astucioso, conforme indicam as “sete cabeças”; será portador de um poder sobrenatural, recebido do próprio Satanás, conforme indicam os “dez chifres”; será o maior de todos os reis e imperadores, conforme indicam os “dez diademas”, ou coroas.

A "TRÍADE" SATÂNICA

Numa tentativa de ser como Deus – uma triunidade de três Pessoas em uma só Divindade – Satanás reunirá uma pseudotrindade, alcançando por breve tempo o que sempre quis: a humanidade adorando-o como se ele realmente fosse Deus. Mas, para isso, ele fingirá ser como Deus e governará por meio de um falso messias (o Anticristo), que será proclamado como tal por um falso profeta, uma imitação do Espírito Santo, que testifica de Cristo (veja Jo 15.26; 16.14). Essa “tríade” de forma alguma é como Deus. Não apenas Satanás não é Deus, mas também o Anticristo e o falso profeta são meros homens inspirados pelo Diabo. Não existe outra “trindade” porque ninguém é como Deus. Existe apenas um verdadeiro Deus triuno.

O DRAGÃO - Satanás fingindo ser Deus, o Pai. Representação de satanás por sua ferocidade homicida já que é assassino desde o princípop. Representa o poder espiritual. 7 cabeças, 10 chifres e 7 coroas, simbolizando intelecto, poderio e reinado satânico.

A BESTA QUE SOBE DO MAR - O Anticristo que finge ser o MESSIAS. Representa o poder político. Por sua atuação política é identificado como Anticristo. Mas terá poderes concedidos pelo DRAGÃO, daí seu caráter maligno e monstruoso. 7 cabeças, 10 chifres e 10 coroas, representando países e organizações governamentais.

A BESTA QUE SOBE DA TERRA - O falso profeta fingindo ser o Espírito Santo. Representa o poder religioso. Um inofensivo cordeiro com dois chifres. Um falso líder religioso com aparência simbólica de um cordeiro ma com a ferocidade e falácia de um dragão,. Uma espécie de falso profeta milagroso e fará com que adorem a besta.

A DESTRUIÇÃO DA TRÍADE SATÂNICA

O breve e falso governo de Satanás sobre a terra terminará com a segunda vinda de Cristo. O apóstolo João descreveu esse glorioso advento em Apocalipse 19. O verdadeiro Messias virá do céu num cavalo branco, finalmente liderando Seus exércitos para tomar posse da terra como seu legítimo Rei (veja Ap 5).

Por ocasião da volta de Jesus em glória, cumprir-se-á a segunda parte da conhecida profecia acerca do “vale de ossos secos” registrada em Ezequiel 37. A primeira parte desta profecia cumpriu-se, quando da restauração nacional de Israel, a partir de 1948. Os ossos se uniram, e Deus sobre eles pôs nervos, carne, pele (Ez.37:5-8). O mundo viu com espanto um povo espalhado pelo planeta tornar-se uma nação temida e respeitada em todas as áreas científicas, econômicas e bélicas. Mas a Bíblia Sagrada diz que, no primeiro momento, não havia neles espírito (Ez.37:8), isto é, Israel ainda não se reconciliou com o Senhor.

Na visão, a restauração era apenas a da vida nacional. A segunda parte da profecia cumprir-se-á na volta de Jesus em glória, pois o Espirito de Deus será derramado sobre eles, e viverão, e pôr-se-ão de pé um exército extremamente grande (Ez.37:10). Quando da Sua volta em glória, Jesus destruirá o império do Anticristo, julgará as nações (Mt.25:31-46) e estabelecerá o seu reino milenar (Ap.20:6; Dn.7:13,14; Lc.1:33).

Após o juízo do Cordeiro – os sete selos, as sete trombetas e as sete taças -, o Anticristo será, juntamente com o Falso Profeta, lançado no Lago de Fogo e Enxofre, para onde será também lançado, após Milênio, o arqui-inimigo de Deus, Satanás, os quais serão atormentados eternamente (Ap.19:20; 20:10).

“E a besta foi presa e, com ela, o falso profeta, que, diante dela, fizera os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no ardente lago de fogo e de enxofre” (Ap.19:20).

“E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre” (Ap.20:10).

                                                                          M.D.


Compartilhar Google Plus

Autor MOISÉS DUARTE

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 Comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO, E E-MAIL, QUE SEMPRE QUE POSSÍVEL EU RETORNAREI A SUA MENSAGEM. QUE DEUS TE ABENÇOE

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial