A DOUTRINA DAS ÚLTIMAS COISAS

O estudo sobre os acontecimentos acerca das últimas coisas, também denominado de “escatologia” é uma das grandes doutrinas da Teologia Sistemática. 

A palavra escatologia tem origem em dois termos gregos: escathos, “último” e logos, “estudo”, “mensagem”, “palavra”. Daí vem a expressão “estudo” ou “doutrina das últimas coisas”. Assim sendo, escatologia é o estudo sistemático das coisas que acontecerão nos últimos dias, a doutrina das últimas coisas.

Toda linguagem acerca do futuro, ou futurista, somente terá valor se submetida ao crivo da Bíblia Sagrada, o manual único de autenticidade da Divina Revelação. 

Deus é onisciente, e pela palavra profética partilha com os homens algo sobre o tempo e as estações que Ele mesmo estabeleceu pelo seu próprio poder. Essas revelações são como “a história antecipada” revelando “as coisas que em breve hão de acontecer”. 

O espírito Santo revela

É um tema que envolve doutrinas “difícies de entender”(2Pe 3.16). A sua correta compreensão somente ocorre mediante a revelação do Espírito Santo, pois foi por Ele mesmo inspirada. Se isso não acontece, decorre então, a teologia especulativa, da qual muitos se valem a fim de chegar a lugar nenhum. 

O Espírito Santo tem, através dos séculos, falado pelos profetas e pelos apóstolos sobre as coisas que estão por vir. Embora nem sempre entendamos o que eles escreveram ou profetizaram. 

O profeta Daniel não se atreve a desvendar por conta própria os mistérios relativos ao futuro: “Eu, pois, ouvi, mas não entendi; por isso, eu disse: Senhor meu, qual será o fim dessas coisas?” Dn 12. 8.

O apóstolo Paulo também serve-nos de exemplo acerca disso. Com toda a sua erudição e elevado conhecimento, não se apartava das Escrituras Sagradas: 

Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras. E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras1 Coríntios 15:3,4

Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança. Romanos 15:4

A Palavra profética é a única fonte de conhecimento real sobre o futuro. Nenhum de nós conseguimos ver nem o que sucederá no dia de amanhã. No entanto, por meio da Escritura Sagrada, podemos conhecer algo sobre as coisas do futuro. Ao manusearmos as páginas sagradas, podemos contar com o auxílio pessoal do Espírito Santo, o autor da mesma. Nas Escrituras o Espírito Santo revela todo o propósito divino através dos séculos.


Linhas de Interpretação escatológicas

São diversos os sistemas ou linhas de interpretação sobre o tema abordado, e cada um deles diverge-se nas suas interpretações em parte e, algumas vezes por completo um do outro. Há quatro principais sistemas ou escolas de interpretação escatológica. São esses os sistemas mais conhecidos:

Sistema futurista – essa interpretação explica que a maior parte das profecias ainda vai se cumprir, em especial as contidas no livro do Apocalipse, dando início com o arrebatamento da igreja e seguindo-se com a Grande Tribulação para Israel e para as nações da terra, com os juízos divinos sob os selos, trombetas e taças da ira de Deus. 

Esse sistema está subdividido em algumas correntes de interpretação quanto ao arrebatamento:

Pré-tribulacionistas. Esta corrente de interpretação, na qual cremos, defende que a igreja NÃO passará pela Grande Tribulação, antes, será arrebatada anteriormente a esse acontecimento conforme algumas referências (Jo 14.1-3; 1Ts 4-5 entre outras). Essa corrente de interpretação é a que mais se encaixa com o livro de Apocalipse. Para estes, o propósito da Tribulação não é preparar a Igreja para estar com Cristo, e sim, preparar Israel para a restauração do plano de Deus, e castigo aos gentios.

Midi-tribulacionistas. Esses entendem que a igreja será arrebatada no meio da Tribulação.

Pós-tribulacionistas. Os pós pregam que a igreja irá passar pela Tribulação. No entanto, esse ensino não encontra sólida base nas Escrituras. A Igreja não estará mais na terra quando começar a Grande Tribulação. Jesus prometeu a igreja de Filadélfia, a igreja fiel de guardá-la “da hora da tentação que há de vir sobre o mundo, para tentar os que habitam na terra” Ap 3.10. Paulo nos ensina a  “... esperar dos céus a seu Filho, quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura” 1Ts 1.10.

Sistema histórico – considera que o Apocalipse é um livro histórico e cujos fatos em sua maior parte já se cumpriram. Essa explicação não coaduna com a realidade bíblica nem com a interpretação do livro do Apocalipse.

Sistema preterista – os preteristas entendem que o Apocalipse já se cumpriu totalmente na época do Império Romano, incluindo a destruição de Jerusalém, no ano 70 a.C. Eles manipulam as datas para tudo. Mas, as profecias bíblicas indicam que muitos fatos ainda não se cumpriram, a exemplo do arrebatamento, a Grande Tribulação, a vinda de Cristo em glória ou o Milênio.

Sistema simbolista -   também denominado de idealista ou espiritualista. Esse sistema ensina que tudo no apocalipse é simbólico, representando, assim, o conflito entre o bem e o mal. 


DIFERENTES INTERPRETAÇÕES ESCATOLÓGICAS

Entre as diversas interpretações as diferentes correntes escatológicas, basicamente um dos principais assuntos gira em torno do Milênio, além da maneira como se interpreta o livro como um todo.

Vejamos essas principais escolas escatológicas acerca do Milênio:


Pré-Milenismo histórico. Ensina que, no fim do presente período, haverá uma Grande tribulação, seguida pela segunda vinda de Cristo. Na vinda de Cristo, o anticristo será julgado, os justos serão ressuscitados, satanás será preso, e Cristo estabelecerá o seu reino na terra, que durará mil anos e será um tempo de bênção sem precedentes para a igreja. No fim do Milênio, satanás será solto e instigará uma rebelião, que será rapidamente subjugada. Nesse momento, os injustos serão ressuscitados para o julgamento, e o estado eterno ira se iniciar.

Pré-Milenismo Dispensacionalista. Divide esse evento em duas fases distintas: primeiramente, ocorrerá o arrebatamento  secreto da igreja e, juntamente com o surgimento do anticristo, será dado início aos famosos sete anos de Tribulação na terra, que, como base dessa cronologia, é utilizada a interpretação das 70 semanas de Daniel. No arrebatamento da igreja, ocorrerá apenas a ressureição dos justos. No período de sete anos de Tribulação, a igreja estará com Cristo, no céu. Após os sete anos de Tribulação, haverá o Armagedom, e Cristo retornará para destruir o anticristo e os inimigos de Israel. As nações serão julgadas, e as que tiverem apoiado Israel participarão do Milênio, que será também um reino literal de mil anos de Cristo na terra. Haverá então, a ressureição dos Judeus após os sete anos de Tribulação. Os que se voltaram contra Israel serão destruídos e aguardarão o ultimo julgamento do trono branco para a condenação eterna. 

No fim do Milênio, satanás será solto por um breve período, enganará as pessoas e fará uma revolta contra Cristo, porém, será derrotado e lançado no Lago de Fogo. Os ímpios ressuscitarão para julgamento e também lançados no Lago de Fogo. Defendemos essa linha de interpretação.

Pós-Milenismo. A segunda vinda de Cristo, segundo essa corrente de interpretação, ocorrerá após o Milênio. A interpretação pós-milenista é amplamente espiritualizada e desconcertante no que tange à profecia escatológica. Também ensinam que a igreja passará pela Grande tribulação.

Amilenismo. Defende que a segunda vinda de Cristo acontecerá no fim da época da igreja, e um Milênio na terra não existe. Creem que a presente condição dos justos no Céu é o Milênio e que não haverá um Milênio terrestre. Alguns amilenistas tratam a soberania de Cristo sobre o coração dos crentes como se fosse o Milênio. 


A Esperança Cristã

Para os salvos em Cristo esse é um tema que traz esperança, visto não há nada melhor do que ter certeza de que o Salvador voltará e que viveremos com Ele por toda a eternidade. Contudo, para os descrentes, essa segunda vinda de Cristo, não traz esperança, mas, medo e desespero, visto as previsões para eles serem aterradoras: “Os ímpios serão lançados no inferno e todas as nações que se esquecem de Deus”.

O estudo da escatologia mostra que o crente tem de estar sempre alerta, vigilante, pois esse acontecimento é iminente.

O homem sempre se preocupou como fim dos tempos, por isso, o grande número de falsos profetas e falsas previsões quanto ao futuro da humanidade. São inúmeras seitas e falsos profetas que já marcaram a data da segunda vinda de Cristo, no entanto, todos erraram.

Marcos 13.32 assinala que apenas o Pai conhece o momento do retorno de Cristo. Mateus 24.42 alerta: “Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor”. Paulo escreve: “porque vós mesmos sabeis muito bem que o Dia do Senhor virá com o ladrão de noite” (1Ts 5.2) essas passagens indicam que Jesus pode retornar a qualquer momento advertindo-nos a estarmos sempre vigilantes, sempre alertas. 

Pedro nos alerta que “Mas o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há queimarão” 2Pe 2.10. Pedro nos está alertando acerca de como repentinamente será a volta de Cristo. Pedro lembra das palavras do Mestre no sermão do monte quando promete voltar como ladrão. O harpazo será tão repentino, tão inesperado, tão desastroso para os despreparados, como um arrombamento noturno. 

Podemos não saber quando se dará o Dia do Senhor, mas de uma coisa nós temos certeza: o Dia do Senhor virá!!! Essa convicção é nossa suprema e bem-aventurada esperança. Aguardar a vinda de Cristo não é uma atitude de mera passividade. Precisa-se manter uma postura de vigilância e santidade. Pedro diz que devemos aguardar e apressarmo-nos para a vinda do Dia do Senhor. Temos expectativa, mas também temos pressa. Esperamos, mas também anelamos. “Ora, vem, Senhor Jesus” Ap 22.20.


                                                                                            M.D.    


Compartilhar Google Plus

Autor MOISÉS DUARTE

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 Comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO, E E-MAIL, QUE SEMPRE QUE POSSÍVEL EU RETORNAREI A SUA MENSAGEM. QUE DEUS TE ABENÇOE

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial