A VINDA DE CRISTO ANUNCIADA

13 Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que
já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. 14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele. 15 Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. 16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; 17 depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. 18 Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

1 Tessalonissenses 4


Como estamos nós aguardando a vinda de Cristo? Certa é a Sua vinda. Praticamente todos os sinais já estão cumpridos e, a cada dia podemos ver que o cenário para a manifestação do homem do pecado vai ganhando forma. Devemos então, de maneira prudente e vigilante esperar ansiosamente por esse dia. Ele não tarda em vir, ainda que muitos tenham a Sua vinda por tardia.


De acordo com o Dicionário de Escatologia Bíblica publicado pela CPAD, a segunda vinda de Cristo é da seguinte maneira definida: “Volta pessoal do Senhor Jesus à terra que, de acordo com o que podemos concluir das Escrituras do Novo Testamento, dar-se-á em duas fases distintas. Na primeira, virá Ele arrebatar os santos (1Ts 4.13-17). Na segunda, há de vir com os santos para destruir o sistema criado pelo anticristo durante a Septuagésima Semana, libertar Israel de seus adversários e implantar o reino de Deus” (Ap 20.2-7).


Esse maravilhoso evento também é descrito como parousia. No mundo greco-romano, o termo era usado para descrever a visita oficial e solene de um príncipe a determinado lugar. O anúncio da chegada deste, fazia com que os cidadãos locais se preparassem devidamente para que nada saísse errado. Valendo-se desse significado, o vocábulo passou então, a ser utilizado por escritores sacros a fim de descrever o retorno glorioso de Cristo a fim de buscar a Sua Igreja (1Co 15 e 1Ts 4).


Na Bíblia há pelo menos, 300 referências acerca desse evento iminente. O evento é largamente tratado por vários profetas. O segundo advento é mais amplamente tratado pelos profetas que o primeiro. Esse advento trata-se realmente, de uma importantíssima doutrina Bíblica, muitas vezes deixada de lado por muitos pregadores da atualidade.


Ora, se os profetas já tratavam a segunda Vinda de Cristo como iminente, o que diremos nós? As sagradas Escrituras deixa bem claro: Cristo está voltando. Várias passagens tratam dessa iminência, com o objetivo de alertar-nos a fim de que estejamos vigilantes (1Ts 5.3,4; 2Pe 3.10; Ap 3.3; 16.15 ...). O Senhor não deseja que nenhum de Seus filhos fique envergonhado e confuso naquele glorioso dia.


A segunda vinda de Cristo é, porém, a que mais sofre ataques e zombarias por parte dos incrédulos, tal qual escreveu o Apóstolo Pedro: 

2Pedro 3

1 Amados, escrevo-vos agora esta segunda carta, em ambas as quais desperto com exortação o vosso ânimo sincero;

2 Para que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas, e do nosso mandamento, como apóstolos do Senhor e Salvador.

3 Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências,

4 E dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.

5 Eles voluntariamente ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus, e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste.


Devemos, então, nos preparar a cada dia para este glorioso evento. Vejamos alguns cuidados que devemos tomar em virtude da iminência desse dia: Manter a chama da esperança que é a convicção de que o senhor está às portas – Tt 2.13; Guardar o que se recebeu como resultado do chamamento do Evangelho – Ap 3.11; Manter-se puro mesmo em um mundo corrompido pelo pecado – 1Jo 3.3; Amar a Vinda de Cristo – 2Tm 4.8; Trabalhar enquanto é dia - Jo 9.4; Manter-se cheio do Espírito Santo – Ap 17.20.


Tais preparações são mui importantes. Sem elas haverá nada mais que tristezas, vergonha e confusão naquele dia. Mas, se aguardarmos a Vinda de Cristo em vigilância e perseverança, em obediência aos Seus preceitos, haveremos, certamente, de vivenciarmos um maravilhoso avivamento.


A doutrina acerca das últimas coisas não tem por objetivo, satisfazer a curiosidade do homem quanto ao futuro. A finalidade maior é a prática de uma vida piedosa, um incentivo àqueles que, na esperança de encontrarem com Cristo, vencem os maiores desafios por uma esperança que não murcha nem tampouco se desfaz com os séculos. 


O Senhor Jesus está às portas e em breve virá buscar o Seu povo, comprado com o Seu precioso sangue no Calvário. Eis um grande motivo a fim de se buscar um pleno avivamento, que venha abalar este mundo. Tal expectativa não deve amedrontar-nos, mas sim, incentivar-nos a uma vida de santidade diante do Senhor. É hora de voltar à Palavra de Deus. Levantemos alta e firmemente a bandeira pentecostal!


M.D.


Compartilhar Google Plus

Autor MOISÉS DUARTE

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 Comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO, E E-MAIL, QUE SEMPRE QUE POSSÍVEL EU RETORNAREI A SUA MENSAGEM. QUE DEUS TE ABENÇOE

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial