O ÚNICO DEUS VERDADEIRO E A CRIAÇÃO

Será que algum dia você já se perguntou ou até mesmo presenciou alguém perguntar “Quem é Deus? ou ainda, “Como podemos provar sua existência?”. Infelizmente, não são poucas as pessoas que, por falta de entendimento, declaram não acreditar no Criador. Inimigo irreconciliável da religião, Voltaire nos surpreende com tal afirmação: “Se Deus não existisse, seria necessário inventá-lo”. O escritor e filósofo francês estava a enfatizar que Deus é absolutamente necessário; sem Ele nada seria possível.

Para estudarmos acerca de Deus, se faz necessário crer que Ele existe. “... porque e necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” Hb 11.6. Não vivemos mais em um tempo no qual a existência de Deus seja considerada como algo certo.  A nossa era está sendo denominada de cética ou incrédula. Os pensadores cristãos não mais dominam o campo da filosofia como outrora. Muitas pessoas duvidam da existência de Deus e tentam explicar-se dizendo que Deus não pode ser visto nem apalpado. O cosmonauta soviético, Yuri Gagarin, comentou depois de sua viagem ao espaço: “Não vi nenhum Deus lá fora”. No entanto Deus não foi descoberto num tubo de ensaio ou num telescópio. Deus é espírito, infinitamente superior a nós, e por isso, não podemos tocá-Lo nem vê-Lo de maneira natural.

Em parte alguma da Bíblia há uma tentativa por parte das Escrituras de nos dar prova da existência de Deus, em vez disso, ela declara a sua existência e apresenta-nos seus atributos e características. Quando os escritores bíblicos se puseram a registrar a revelação divina, nenhuma preocupação eles tiveram em provar a existência de Deus. Isto porque o Todo-Poderoso fazia parte de seu cotidiano. Segundo o salmista, os que se dizem ateus, não passam de tolos: “Disseram os néscios no seu coração: não há Deus. Têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras, não há ninguém que os faça o bem” Sl 14.1.

Definir Deus é uma tarefa humanamente impossível. No entanto, quem crê na existência Dele, há de ter condições de defini-lo, ainda que de uma maneia sucinta e um tanto quanto incompleta. A palavra Deus é a tradução do vocábulo hebraico ‘elohim’, no grego temos a palavra ‘theos’. Teologicamente podemos definir Deus como “Ser Supremo, absoluto e infinito por excelência; criador dos céus e da terra; eterno e imutável; onipotente onisciente e onipresente. Deus é espirito. Ser incriado, é a razão primeira de tudo o que existe”. Certo teólogo assim definiu Deus: “Deus é espirito pessoal, perfeitamente bom, que em santo amor, cria, sustenta e dirige tudo”.

A natureza de Deus é um complexo assunto. No entanto, nos é possível saber acerca de sua natureza e atributos.

Deus é onipresente. Ele está em todos os lugares ao mesmo tempo e tudo vê. Sl 139. 7-12.
Deus é onisciente. Tudo Ele conhece tudo, quanto ao passado, presente e futuro. Sl 139. 1-6.
Deus é onipotente. Ele tem todo o poder sobre todas as coisas e tudo que existe. Ele tem poder para controlar todas as coisas. At 17. 24,25.
Deus é transcendente. Ele é de forma infinita, superior à sua criação. Sua existência não depende de nada. Is 55. 8,9.
Deus é eterno. Nunca houve na história um momento em que Deus não existisse. Ele não se limita pelo tempo. Sl 90. 1,2.
Deus é imutável. Nunca haverá mudança na natureza divina. Ele é sempre o mesmo. Hb 1. 11,12.
Deus é perfeito. Ele jamais cometeu pecado, pois, sua natureza é completamente santa. Hb 6. 18.
Deus é trino e uno. Um só Deus manifesto em três pessoas. Pai, Filho e Espirito Santo. A trindade divina é uma perfeita comunhão entre as três pessoas. Todos são iguais, mas não são três deuses e sim um só. Isso está além do nosso entendimento. Is 4. 21; Ef 4. 6.
Deus é santo. E assim sendo, exige que seus servos também sejam santos. Lv 19. 2.
Deus é bondoso. A bondade de Deus alcança até mesmo os que não creem nEle e não O amam. Ele derrama a chuva e faz brilhar o sol para todos. Ele cuida de todos. Sl 104. 10-28
Deus é amoroso. A maior prova do amor de Deus foi ter entregue Seu único Filho para morrer no lugar de pecadores. Jo 3.16.
Deus é misericordioso, compassivo, paciente. Ter misericórdia é preservar do castigo alguém que merece. Sua compaixão foi demonstrada através de Seu Filho. Sua paciência tem dado oportunidade a todos para que se arrependam de seus pecados. Sl 103. 10; 86. 15; 2Pe 3. 9.
Deus é verdade, fiel e justo. Jo 17. 17; Nm 14. 32-35; Rm 5.12.
Deus é sábio. E Ele reparte conosco a Sua sabedoria. Tg 1. 5.

“E a vida eterna é esta: que conheçam só a ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste” Jo 17. 3. A doutrina acerca de Deus é muito extensa, e impossível de ser esgotada. O monoteísmo é a fé em um único Deus, ao contrário do politeísmo que acredita em vários deuses. Cremos em um único Deus, o Todo-Poderoso que é o criador dos céus e da terra.

O livro de Gênesis não se trata de uma alegoria, por isso, se faz imprescindível que consideremos a narrativa da criação um fato real e histórico; um acontecimento que aconteceu na realidade. Tendo em vista este parâmetro, estudemos, a doutrina da criação. Ainda muito cedo fomos todos familiarizados com uma explicação no mínimo estranha sobre a origem da vida: a teoria da evolução de Charles Darwin, que opera soberana na didática escolar. Todavia, como cristãos devemos refutar de maneira veemente essa teoria ao mesmo tempo em que se faz necessário evitar discussões tolas que nada venha nos acrescentar.

Existem duas teorias predominantes acerca da origem da vida, são elas o Criacionismo e o Evolucionismo. O criacionismo Bíblico é a doutrina segundo a qual Deus criou, pela sua palavra, todas as coisas. Fundamenta-se na Bíblia Sagrada, na manifestação silenciosa da natureza e nas observações e estudos que dela fazemos. Rm 1. 20.

No decorrer dos tempos, mais precisamente no século passado e no atual, muitas filosofias vãs, falsos ensinos e teorias insustentáveis têm procurado lançar dúvida sobre o relato bíblico da criação. Destaque para a teoria evolucionista. Trata-se de uma tentativa do ateísmo de fundamentar cientificamente, e a qualquer custo, sua resistência contra a existência de um Deus Criador de tudo. Não sabendo explicar a verdadeira origem da vida e por não conhecerem ou não acreditarem na bíblia, muitos preferem acreditar na teoria evolucionista. A tal teoria afirma que o homem e o macaco descendem de um mesmo ancestral.

A bíblia não apoia a teoria evolucionista. Ela claramente nos ensina que Deus é o criador do universo e o homem é a obra prima de sua criação, sendo totalmente distinto dos demais animais. Deus dotou o homem de uma natureza capaz de conhecer, amar e servir ao Senhor. Desde que essa imagem foi manchada pelo pecado, os homens devem nascer de novo para que sejam em realidade filhos de Deus. A verdadeira ciência, desprovida de preconceito e soberba, confirma o relato bíblico da formação do ser humano a partir das substancias que existem no pó da terra. Em 1985, uma pesquisadora da NASA, e professora da Universidade de San Jose, na Califórnia, apresentou resultados de pesquisa cientifica, demonstrando que a vida humana começou em estratos de argila: o calium, que contém todos os elementos químicos necessários ao surgimento da vida.

A paleontologia contradiz o evolucionismo. Paleontologia é a ciência que estuda a origem das espécies a partir de seus fósseis. Segundo essa ciência o evolucionismo não é comprovável. Se a evolução de uma ameba, ao longo da história, deu-se de modo a resultar em seres mais complexos, então seria imprescindível a existência de milhares de formas de transição dos seres, passando de uma espécie até se tornar em outra, sucessivamente. Porém, nunca se encontrou fosseis desses seres em transição, os chamados “elo perdido”, entre as espécies.

 O criacionismo dignifica o homem ao contrário do que faz o evolucionismo. O evolucionismo apresenta o homem como fruto de um acaso, o criacionismo, porém, mostra que o homem é obra prima da criação.

A evolução não possui respostas claras. O Dr. Alemão Virchow afirmou que: “Não se pode provar pela ciência que o homem descendeu do macaco ou de outro animal”. A raça humana começou com um homem, mas a evolução não consegue explicar. Algumas descobertas confirmam o relato da criação e a veracidade da palavra de Deus. A cosmologia descobriu que a luz existiu antes do sol. Isso comprova Gênesis 1. 3,16. A química descobriu que o ser humano em sua composição tem 15 elementos que se encontram no solo, no pó da terra. Isso comprova Gênesis 2. 7. Confirmando 1 Co 15. 41 a astrologia descobriu que cada estrela possui uma grandeza diferente. A descoberta de que a terra é redonda já fora descrita nas Sagradas Escrituras bem antes da descoberta cientifica. Is 40. 22. O corpo humano é uma máquina complexa: 206 ossos, mais de 100 articulações, 650 músculos e 13 bilhões de células nervosas, tudo funcionando harmoniosamente.

A Bíblia não se opõe à verdadeira ciência. Muito pelo contrário, a fortalece. Enquanto a Bíblia é perfeita e muito bem acabada, não sendo possível nem necessário ninguém acrescentar nem retirar nada de seu conteúdo por ela ser a imutável Palavra de Deus, a ciência consiste em um processo contínuo de aprendizagem. Um conceito cientifico hoje aceito, amanhã poderá não o ser mais se novas descobertas forem feitas. 

Em 2005, foram descobertos evidencias de 3 mil anos atrás do Palácio de Davi e da sua luta com o gigante. Os cientistas tiveram que voltar atrás e render-se à Bíblia.

Muitos outros exemplos ainda poderiam ser dados a fim de mostrar que lutar contra a Bíblia é perda de tempo. A verdade bíblica sempre prevalece. Deus não se limitou a criar os céus, a terra, os animais e ser humano. Ele se mostra presente e soberano em todas as coisas. Não estamos sozinhos neste mundo. Ele cuida de nós.

M.D.

Compartilhar Google Plus

Autor MOISÉS DUARTE

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 Comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO, E E-MAIL, QUE SEMPRE QUE POSSÍVEL EU RETORNAREI A SUA MENSAGEM. QUE DEUS TE ABENÇOE

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial