LIÇÃO Nº 03 – O ARREBATAMENTO DA IGREJA



Estudamos agora sobre um dos acontecimentos mais glorioso e esperado pelos santos desde a ascensão do Mestre. Essa temática é de suma importância para os atuais dias, visto que, ultimamente, se ensina tão pouco acerca do referido tema. Os sinais dos tempos afirmam com unanimidade: Jesus vem muito breve. Porém, um dia dir-se-á no mundo: Jesus já voltou! Portanto, meditemos agora sobre o que acontecerá por ocasião do arrebatamento da Igreja.

O evento já era tão aguardado que, o Apóstolo Paulo esperava achar-se entre os vivos quando isso ocorresse, como visto em 1Co 15.51.

Que significa a expressão “segunda vinda de Jesus”?

Significa que o mesmo Jesus que se manifestou primeiro em cumprimento às profecias, há de voltar uma segunda vez, ainda em cumprimento às profecias, para ressuscitar e levar todos quantos morreram salvos, bem como aqueles que, estando vivos, estiverem preparados, como ensina a Palavra de Deus.

A palavra grega para arrebatamento é harpazo, que significa “arrebatar”, “apanhar”, “pegar”, e envolve com frequência a ideia de força. Assim, harpazo se refere à súbita e repentina retirada dos salvos desse mundo.

 

O ARREBATAMENTO E OS MORTOS

 

Esse será o evento-chave que irá desencadear uma série de acontecimentos futuros no campo da escatologia bíblica (Ap 1.1-3). A segunda vinda de Cristo, ou o arrebatamento, era motivo de interesse especial por parte da igreja primitiva, na qual também haviam muitas dúvidas acerta desse maravilhoso evento.

Erroneamente os crentes Tessalônicos, acreditavam que na volta de Jesus, os que já haviam morrido não tinham mais esperança de voltar. Ainda hoje, ainda permeia em muitos essa mesma dúvida. Contudo, a Palavra de Deus é mui clara: os mortos hão de ressuscitar. O termo “dormem” utilizado pelo Apóstolo neste contexto é uma referência metafórica para cristãos que morreram. Assim como uma pessoa que está dormindo espera acordar, os cristãos salvos experimentarão uma ressurreição física e se levantarão novamente. 

Aparentemente, o motivo da tristeza dos tessalonicenses estava relacionado com a má compreensão de que os cristãos mortos perderiam os eventos e as bênçãos associadas com à segunda vinda de Cristo Jesus. Paulo faz a correção afirmando que os mortos ressuscitarão primeiro. Contrastando com os incrédulos, os cristãos com a perda de outros crentes podem ter esperança, em virtude da gloriosa ressurreição futura.

Dorme o corpo, não a alma. Dormir significa a morte do corpo. A palavra dormir é usada em Mt 27.52 e 1Co 15.20 para referir-se à morte, e a expressão “dormiu com seus pais” é usada diversas vezes no AT em contextos de morte. Vale destacar que a expressão “morrer em Cristo” se refere aos que, quando partiram, estava EM CRISTO.

 

O ARREBATAMENTO E A SEGUNDA VINDA

 

É preciso deixar bem claro que a segunda vinda de Jesus ocorrerá em duas fases distintas. Na primeira fase, como, haverá o arrebatamento da Igreja. Jesus voltará invisível aos olhos do mundo, detendo-se nas nuvens, e, em um abrir e fechar de olhos, arrebatará para si todos os santos. A segunda fase da vinda do Senhor acontecerá sete anos mais tarde, já no fim da Grande Tribulação. Dessa vez Ele voltará em grande poder e glória, visível aos olhos de todos e acompanhado dos santos que foram arrebatados. É muito importante discernir bem entre essas duas fases para que se entenda mais facilmente as profecias acerca do assunto. Nesse estudo veremos apenas a primeira fase.

 

SINOPSE SOBRE O ARREBATAMENTO

 

Jesus virá como vem o ladrão, e ninguém pode prever o momento de um assalto (cf. Mt 24 43,44). Por isso, ninguém deve se precipitar, tentando descobrir aquilo que Deus nos ocultou (cf. Dt 29.29). Naquele dia o Pai dirá ao Filho: “Cumpriram-se os dias. Vai e traze para o céu a tua Noiva”. Aleluia! Certamente haverá um grande movimento no céu.

 

A palavra “alarido” do grego keleusma, grito de agitação, ordem, voz de comando na guerra, chamado de preparo para a ação. O significado é de voz de comando. Deus dará a ordem ao Filho para vir buscar a Sua noiva. “A trombeta de Deus” não se trata da última trombeta (sétima) de Ap 11.5-13.18. Naquele dia tocará do céu a trombeta de Deus, como sinal de que devemos partir daqui, deste mundo, e reunir-nos em glória celestial! Ela é uma trombeta de bênção, cujo som convocará a Noiva de Jesus para a festa eterna no céu.

 

Naquele momento, a maior parte dos salvos já terá dormido no Senhor, enquanto outros ainda estarão vivos. Ao som da trombeta de Deus, o Espírito Santo começará a agir. Primeiro despertará da morte os que dormem e depois arrebatará os salvos que estiverem na terra. Aqui chegamos a um dos maiores milagres do universo — a ressurreição.

 

A ressurreição significa que o homem morto tomará a existir e a viver fisicamente por meio de uma nova união entre o espírito e o corpo que foram separados no momento da morte. Para os que morreram em Cristo esse milagre se realizará no dia da vinda de Jesus.

 

A Palavra de Deus diz que todos hão de ressuscitar (cf. 1 Co 15.22). Tanto justos como injustos irão ressuscitar (cf. Dn 12.2; Jo 5.28,29). Primeiro ressuscitarão os justos, na vinda de Jesus. Os maus também ressuscitarão para o juízo, mas após o governo milenar de Jesus.

 

Ao soar a trombeta de Deus, no mesmo instante em que a ressurreição dos mortos estiver acontecendo ocorrerá outro grande milagre com os que estiverem vivendo como verdadeiros cristãos.

 

Todos serão transformados. O corpo mortal, através da operação direta do Espírito Santo, será revestido do mesmo corpo glorioso que Jesus recebeu após a sua ressurreição (cf. Fp 3.20,21). Paulo possuía essa viva esperança. Ele escreveu a respeito do arrebatamento: “Nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados” (1 Co 15.51). Simultaneamente com a ressurreição dos mortos acontecerá a transformação dos vivos, quando o corruptível se transformará em incorruptível, e o que é mortal se revestira de imortalidade (cf. 1 Co 15.53).

 

Todos seremos arrebatados. No momento em que a transformação ocorrer, teremos vencido a matéria. Então, será o espírito que reinará sobre o corpo. Juntamente com os ressuscitados, subiremos ao encontro do Senhor nos ares (cf. 1 Ts4.17). Aqui a morte nos mantém separados, mas lá estaremos reunidos para sempre à Igreja de Cristo (cf. Cl 3.4).

 

Tudo isso acontecerá em um momento! Tanto a ressurreição como o arrebatamento serão em um abrir e fechar de olhos, pelo poder de Deus (cf. Fp 3.21).

 

Ao soar a trombeta, Jesus descera às nuvens e lá encontrará a sua Igreja, que vem subindo com rapidez da terra. Então haverá o encontro mais feliz do universo: Jesus e o povo que Ele salvou com o seu sangue.

 

CONCLUSÃO

 

No grande evento esperado e ansiado pelos salvos, dar-se-á a reunião de todos os filhos de Deus, que nEle creem. Por isso se cremos no arrebatamento da Igreja, tenhamos mais esperança e procuremos nos purificar a cada dia mais, pois, muito em breve deixaremos este mundo.

 

“O arrebatamento será um fato tangível, e não mera alegoria como alguns pensam. Se Deus prometeu enviar Jesus para ferir a cabeça da serpente (Gn 3.15), e isso demorou aproximadamente 4 mil anos, podemos confiar que Ele efetivará a promessa de vir buscar a sua Igreja (Jo 14.3). A sua Palavra será cumprida, ainda que, aparentemente, pareça demorada.

Enquanto esperamos prudentemente pelo Amado de nossas almas para o dia de hoje, trabalhemos para Ele incansavelmente, olhando para os campos que estão brancos para a ceifa, como se o arrebatamento da Igreja não fosse acontecer pelos próximos cem ou duzentos anos. Reynaldo Odilo

 

Maranata!!!


                                        M.D,

 

REFERÊNCIAS

 

BERGSTÉM, Eurico. Teologia Sistemática. CPAD

ODILO, Reynaldo. Jesus Cristo Voltará. CPAD

Compartilhar Google Plus

Autor MOISÉS DUARTE

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 Comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO, E E-MAIL, QUE SEMPRE QUE POSSÍVEL EU RETORNAREI A SUA MENSAGEM. QUE DEUS TE ABENÇOE

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial