OS DONS DO ESPÍRITO SANTO


      “Ora, a respeito dos dons espirituais, não quero irmãos, que sejais ignorantes. Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; a outro a operação de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espíritos; a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas.” 1Co. 12. 1,8-10.
      Nestes últimos dias que precedem a vinda do nosso Senhor Jesus, se faz necessário que os cristãos estejam instruídos acerca das manifestações do Espírito Santo nos crentes.
      Mas o que são dons? Geralmente quando pensamos em dons, nos vem à mente alguma coisa que nos é dada por possessão, para usarmos quando e como quisermos. Entretanto, estes dons não são coisas que possam ser guardadas e usadas por qualquer pessoa. A palavra grega “carisma”, usada no texto em apreço significa “habilitação do favor e da graça de Deus”. “Dom”, portanto é uma dádiva concedida pelo favor e pela graça de Deus aos seus servos que de coração o buscam.
      Estudaremos agora, de forma sucinta, cada um destes dons citados pelo apóstolo Paulo na carta aos irmãos da cidade de Corinto.
      Podemos classificar estes dons em três classes: Dons de Revelação (A palavra da sabedoria; a palavra do conhecimento; discernimento de espíritos); Dons de Elocução (O dom da profecia; o dom de línguas; interpretação das línguas); Dons de Poder (O dom da fé; dons de curar; operação de milagres).

A PALAVRA DA SABEDORIA
      Não raramente ouvimos alguém dizer: “o dom da sabedoria”. Não é desta forma que a Bíblia se refere a essa dádiva divina. O que lemos na Bíblia é o seguinte: “Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria...”.
      Agora, atentemos bem para os três tipos de sabedoria:
     A sabedoria humana, que fica limitada aos interesses desta vida;
     A sabedoria satânica, que sempre é usada com propósitos exclusivamente malignos;
     A sabedoria divina, que é empregada com o objetivo de engrandecer o reino de Deus.
      O homem pode obter a sabedoria divina através de estudo das Sagradas Escrituras, ouvindo mensagens inspiradas pelo Espírito Santo ou até mesmo lendo obras de grande cultura espiritual, entretanto, a Palavra da sabedoria é concedida de forma sobrenatural por Deus.
      O dom da palavra da sabedoria se baseia no fato de que Deus tem diante de Si fatos e conhecimentos da terra e do céu, do presente e do futuro, do tempo e da eternidade. Este conhecimento é realmente a expressão da sabedoria de Deus, que por sua vez é comunicada pelo Espírito Santo a certos servos Seus, através do dom da palavra da sabedoria.
      Palavra da Sabedoria é, portanto, uma partícula da infinita sabedoria divina, dada a conhecer através de um crente para a edificação do povo de Deus neste mundo.
Compartilhar Google Plus

Autor MOISÉS DUARTE

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 Comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO, E E-MAIL, QUE SEMPRE QUE POSSÍVEL EU RETORNAREI A SUA MENSAGEM. QUE DEUS TE ABENÇOE

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial